Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jesuíno Boabaid defende melhorias aos policiais civis e militares


O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) realizou seu pronunciamento em Plenário, ontem terça-feira (13), parabenizando os policiais civis que estão ”acampados” na galeria da Assembleia Legislativa, pois estão lutando por seus direitos.

O parlamentar lembrou que, ao realizar protestos semelhantes enquanto policial militar, acabou recebendo 39 processos, pois “militar não tem direito a greve nem a livre manifestação”. Boabaid salientou que, apesar de o Regimento Interno da Assembleia proibir a permanência de pessoas nas instalações, o presidente Maurão de Carvalho (PMDB) permitiu que os manifestantes da Polícia Civil ficassem nas galerias.

Apesar de toda a mobilização, afirmou Jesuíno, “o governo tem mecanismos suficientes para acabar com a vida de vocês. Espero que o governo tenha a sensibilidade de enviar ainda hoje algo para solucionar a situação”.

Plano de Policiamento

Jesuíno lembrou que a Polícia Militar, em reunião de 2007, onde ainda era a comandante geral a coronel Angelina, criou o Conselho de Coronéis, que estabeleceu o Plano de Policiamento.

Em 2016, o novo comandante geral alterou o plano, afirmou. “Passaram por cima do governo e por esta Casa, alterando uma lei. Isso é inadmissível, por isso estou apresentando dispositivo que susta isso, pois não tem autoridade de mudar lei que altera hora de trabalho dos trabalhadores militares”, declarou Boabaid.
 

Orçamento

O parlamentar criticou a forma como o governo do Estado tem encaminhado o Orçamento para votação na Assembleia. Ele chamou os responsáveis de incompetentes, pois “todo o processo deveria ser discutido com antecedência e agora querem enviar um turbilhão de coisas de última hora para votação”.

 Audiências

O deputado Jesuíno também falou das duas reuniões realizadas nesta segunda-feira (13), sendo a primeira para tratar da atual situação dos atingidos pela enchente de 2014/15 e a segunda para resolver a situação dos moradores do Bairro Novo, onde foi suspensa a cobrança da taxa de esgoto no local, até ajustar a situação da Estação de Tratamento de Esgoto.

O parlamentar lembrou, ao final de seu pronunciamento, a realização de audiência pública na próxima quinta-feira (15), a partir das 9h, para debater a situação do Uber em Porto Velho. O serviço foi criticado pelo deputado Hermínio Coelho (PDT) e elogiado pelo deputado Adelino Follador (DEM). “A intenção é que possamos entender o funcionamento do sistema”, afirmou Boabaid.

Fonte: ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]
Foto: Ana Célia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)