Quarta-feira, 4 de abril de 2018 - 19h47
O Tribunal Pleno elegeu como novo membro o juiz da 4ª Vara Cível José Antônio Robles. A promoção ocorreu na sessão da última segunda-feira (26) pelo critério de merecimento. As regras definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) delinearam os requisitos estabelecidos para a escolha. Entre os critérios avaliados estavam: o número de conciliações realizadas, metas alcançadas na realização de audiências, cursos de capacitação desenvolvidos ao longo da carreira e entre outros requisitos.
A vaga deixada pelo desembargador Péricles Moreira Chagas - que solicitou aposentadoria no começo do ano – foi definida na lista tríplice, sendo eles os juízes José Antônio Robles, Francisco Borges Ferreira Neto e João Adalberto Castro Alves. A somatória dos critérios de avaliação da lista tríplice acabou empatada. O desempate estabelecido pelo decano desembargador Eurico Montenegro Júnior foi o critério de antiguidade, e esse quesito foi determinante para a escolha do juiz José Antônio Robles que tem 25 anos de carreira, tempo maior que os demais da lista. O voto do relator foi acompanhado pelos membros do Tribunal Pleno.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg da Silva Júnior destacou os trabalhos realizados pelos demais magistrados que postulavam a vaga. “Essa forma absolutamente republicana de aferição do merecimento me enche de orgulho e o empate entre os candidatos só demonstra o alto nível dos nossos magistrados. Qualquer um dos candidatos estaria à altura do cargo e nos honaria muito como colega, como estamos honrados com a conquista do juiz Robles”, discursou.
A posse do novo desembargador do TJRO ainda será definida, mas o novo membro da Corte também se manifestou sobre a escolha. “Rogo a Deus que me propicie sabedoria, saúde, ética e serenidade, para que possa corresponder à esta, minha escolha para o cargo de desembargador frente ao nosso TJRO. Que eu possa ser, sempre, instrumento de paz, harmonia e Justiça. Esse tribunal pode contar comigo”, disse o juiz José Antônio Robles que se prepara para deixar a 4ª Vara Cível de Porto Velho.
O juiz José Antônio Robles é formado em Direito pela Faculdade de Araçatuba, tem especialização em Direito Penal pela Universidade Federal de Rondônia e MBA em Poder Judiciário pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas. O magistrado ingressou na carreira em 1992 ao ser aprovado no VII concurso público para magistratura do Estado de Rondônia, obtendo a 5ª colocação. O novo desembargador do TJRO atuou na comarca de Ji-Paraná, Costa Marques, Jaru e por fim na 4ª Vara Cível de Porto Velho.
Ao todo, onze juízes se inscreveram no edital para concorrer a vaga de desembargador do TJRO, sendo eles: Osny Claro de Oliveira Júnior, José Torres Ferreira, Jorge Luiz dos Santos Leal, Aldemir de Olveira, José Antônio Robles, Francisco Borges Ferreira Neto, Adolfo Theodoro Naujorks Neto, Glodner Luiz Pauletto, Ilisir Bueno Rodrigues, Álvaro Kalix Ferro e João Adalberto Castro Alves.
Fonte: Marco Sales
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A
Deputada Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação N.º 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Consc
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo a
Deputada Cristiane Lopes prestigia os 49 anos da Polícia Militar de Rondônia
A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) celebrou na última segunda-feira de novembro (25) seu 49º aniversário, em uma solenidade realizada na