Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 - 15h38
Com o tema, Fica aqui: evasão não, permanência sim a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho lançou na manhã desta quinta-feira (21), nas dependências do Rondon Palace Hotel, uma campanha visando prevenir a evasão escolar entre os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
A ação está integrada ao projeto Vivendo Escola: aprendendo com a Vida, também lançado hoje, e que tem como objetivo a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
O projeto Vivendo Escola vai oferecer formação continuada para os professores e supervisores que atuam no Ensino Fundamental. Os encontros acontecerão nas escolas pólos (Maria Izaura, Joaquim Vicente Rondon, João Ribeiro e Flor do Piquiá) e para os supervisores serão mensais.
Já os professores terão encontros semanais, nos meses de fevereiro e março, às sextas-feiras e sábados. Serão realizadas também quatro oficinas nos dias 8, 14, 15 e 28 de março, além de palestras e encontros com as famílias dos alunos.
A secretária Epifânia fez um breve resgate das ações que a Semed já desenvolve nesse sentido, como; a ampliação e a melhoria da rede física escolar, construindo novas escolas e ampliando e reformando as que já existem. Todo este trabalho só tem sido possível, graças ao empenho e compromisso do prefeito Roberto Sobrinho com a educação, destacou ela.
De 2005 até agora, cerca de 60 escolas passaram por reformas, e outras 14 serão atendidas no decorrer de 2008. Nos próximos dias o prefeito vai inaugurar mais três novas escolas, sendo duas exclusivas de Educação Infantil, e para este ano, a previsão da Prefeitura é de construir mais cinco escolas para atender essa modalidade de ensino, informa Epifânia.
Outra ação importante no sentido de ampliar a oferta de vagas citada pela Secretária é a formalização de convênios com instituições comunitárias e filantrópicas. Atualmente a Prefeitura possui convênios com 35 instituições e somente através dessa ação são atendidos cerca de quatro mil alunos. Para esse ano também foram alugados cinco prédios para funcionarem como escolas emergenciais e ainda devem ser disponibilizados mais três.
No que diz respeito à permanência dos alunos nas escolas, Epifânia aproveitou para citar os projetos em parceria com o Governo Federal, como Escola Aberta e Segundo Tempo e anunciou para este ano, a implantação de um terceiro projeto, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que será voltado para a área do teatro e da dança.
A solenidade de lançamento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva; da assessora da senadora Fátima Cleide, Maria Santiago de Lima; do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Wilson Barbosa; de representantes do 2º Conselho Tutelar, do diretor de Desenvolvimento e Marketing da Fundação Rio Madeira, José Airton Queiroz de Oliveira, além de professores, supervisores e diretores das escolas.
Fonte: Ascom
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u