Terça-feira, 14 de outubro de 2008 - 12h15
O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira da Costa, defende uma melhor regulamentação da Legislação Ambiental brasileira e a compara a um mosaico. Segundo ele, não há um dia que uma nova norma não seja editada. A legislação ambiental não é novidade no Brasil. Constituições tão remotas quanto a de 1824 já continham indiretamente normas de proteção ambiental.
Hélio Vieira diz que isso ocorre porque tanto a União quanto os Municípios têm competência para legislar. Sem contar que as agencias de proteção ambiental, nos três níveis hierárquicos, também podem editar normas inferiores. Além disso, completa o advogado, o meio ambiente é um bem jurídico complexo. No mínimo, engloba água, ar, flora e fauna.
Para o presidente da Seccional, a ausência de regulamentação do artigo 23 da Constituição Federal, que trata da competência comum para legislar sobre meio ambiente, traz diversos problemas de insegurança jurídica, sem contar que meio ambiente é o maior prejudicado.
Desenvolvimento econômico sem proteção ambiental é tarefa fácil, destaca Hélio Vieira, acrescentando que o grande desafio é compatibilizar os dois fatores. Nossa Legislação de Meio Ambiente é uma jovem de 27 anos, bastante complexa e de vanguarda. A pluralidade de norma não beneficia ninguém, nem mesmo o meio ambiente.
Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça
Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança
O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú