Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Leis arcaicas engessam crescimento da cidade, constata prefeito eleito


 
A primeira reunião do Conselho da Cidade da qual participou o prefeito eleito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, na manhã de segunda-feira, foi um misto de choque de realidade com a constatação de uma certeza que ele repetiu ao longo da campanha eleitoral, a de que um dos grandes problemas da capital rondoniense é a própria prefeitura. Uma das frases que o entãoLeis arcaicas engessam crescimento da cidade, constata prefeito eleito - Gente de Opinião candidato martelou à exaustão, principalmente nas reuniões com empresários, quando afirmava que “a prefeitura já vai prestar um grade trabalho à sociedade se não atrapalhar o cidadão”, passou a fazer muito mais sentido.

Leis anacrônicas dos anos 90 engessam, como a lei de uso e ocupação do solo, criada para uma Porto Velho recém saída do chamado ciclo do ouro, quando a economia girava basicamente em função da atividade garimpeira do rio Madeira e sua população não chegava nem à metade do que é hoje, engessam o crescimento econômico da cidade até hoje. Um dos artigos da antiquada lei, por exemplo, determina que estabelecimentos da Zona Leste e de todos os distritos, não podem ter mais de uma porta. Além disso, cerceia o direito de diversas atividades econômicas, de se estabelecer nestes locais.

Os conselhos municipais permitem a participação popular na gestão pública para um melhor atendimento à população. No Brasil esse instrumento popularizou-se a partir de 2003, com a criação do Ministério das Cidades. Seu conceito, no entanto, vem da antiguidade, com a Ancianidade, o Conselho de Anciões dos tempos de Moisés, a mais antiga representatividade do gênero. O de Porto Velho reúne além do Poder Público, representantes de ONGs, dos Trabalhadores, dos empresários, das universidades, dos coletivos populares, enfim, vários segmentos da sociedade.

O que seria uma reunião de apresentação do Conselho ao prefeito eleito, acabou por se transformar em praticamente uma reunião ordinária com a discussão de problemas, soluções e principalmente sobre o Plano Diretor, também defasado, já que o vigente é de 2008 e precisa ser atualizado urgentemente. Algumas ações, segundo o coordenador do Conselho e secretário Municipal de Planejamento, Jorge Elarrat, já estão em andamento e devem ser concluídas ainda este ano, como a atualização do principal instrumento norteador do crescimento econômico, que é a lei da ocupação e uso do solo.

Também precisam ser revistos e atualizados o código de obras, código de postura e os chamados instrumentos urbanísticos que são, em linha geral, regras para cumprir a função social da propriedade. Dr Hildon pediu agilidade no trabalho atualmente em andamento e disse que a partir do próximo ano dará atenção especial à atualização do Plano Diretor, num trabalho que pretende realizar juntamente com a Câmara Municipal, como forma de “destravar” as possibilidades de crescimento da cidade.

Durante a reunião foi abordada também a questão da regularização fundiária e uma maior atenção aos distritos. Da meta negociada e financiada pelo governo federal de regularizar e escriturar 26 mil terrenos, apesar de todo o discurso repisado até hoje, foram entregues 9 mil escrituras. Dr Hildon disse que vai trabalhar para regularizar os 16 mil restantes, mais outro tanto que será feito desde bairros mais antigos e tradicionais, na região central, até bairros mais recentes da zona leste.

Fonte: Valbran Júnior

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)