Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mangabeira discute regularização fundiária rural em Buritis


No propósito de ouvir a comunidade sobre a expectativa da regularização fundiária e o desenvolvimento agricultura e pecuária, o vice-presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (Conedes), Roberto Mangabeira Unger, esteve na quarta-feira (16), no município de Buritis, participando de um debate que reuniu comerciantes, empresários do setor madeireiro, agricultores e autoridades políticas da região.

Mangabeira Unger está em Rondônia como consultor voluntário e vice presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Rondônia, na construção de um plano estratégico de desenvolvimento, buscando “a construção de um ideal de desenvolvimento que ofereça a ampliação da igualdade econômica e educacional”. Mangabeira ressaltou a importância do estado de Rondônia no cenário nacional, sendo um estado que não suporta mais o primarismo produtivo, que necessita ser vanguarda no desenvolvimento.

Município que faz parte da grande região do Vale do Jamari, Buritis vem enfrentando graves problemas com a falta de regularização fundiária rural, motivo que vem gerando conflitos na busca da posse de terras.

Para o prefeito de Buritis, Elson Montes, a falta da titularidade de terra é sem dúvida o principal problema enfrentado pelo município na busca pelo desenvolvimento. “A burocracia é tão grande, que nem atendimento se consegue dentro dos órgãos competentes para cuidar da regularização. Estou a 19 anos dentro da minha terra e até hoje não consegui documentá-la, mesmo hoje sendo uma autoridade política, mais difícil ainda para aquele que nem acesso consegue ter a esses órgãos competentes”, ressaltou.

Mangabeira acredita que trazer para o estado o poder de documentar as terras pode ser uma boa opção, e que é preciso que a comunidade se una e indique um porta voz, que seja o representante da região que busque junto aos governantes uma solução para os grandes problemas.

“Rondônia é um Estado formando basicamente por pequenos e médios empresários, e que precisam sair do primarismo produtivo, com espaço suficiente para construção de mecanismos concretos de desenvolvimento, e para isso a titularidade das terras é a primeira grande realização”, conclui Mangabeira.

Participaram ainda da reunião, o presidente da Fundação Rondônia, Alberto Lourenço e Edinéia Gusmão, coordenadora de regularização fundiária rural da Secretaria de Estado da Agricultura.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)