Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mariana Carvalho apresenta mais um projeto em defesa do meio ambiente


Mariana Carvalho apresenta mais um projeto em defesa do meio ambiente - Gente de Opinião

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) é autora de mais um projeto em defesa do meio ambiente.

Desta vez, a parlamentar apresentou uma proposta que visa reduzir o uso de canudos de plástico e ampliar o consumo dos biodegradáveis.

O objetivo da matéria da segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, é reduzir a quantidade de materiais prejudiciais à natureza que causam grandes prejuízos aos ecossistemas.

Sua propositura obriga restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis, supermercados e similares a disponibilizarem a opção de canudos biodegradáveis ou recicláveis.

Mariana destaca que a vida útil de um canudo é de cerca de 10 minutos, tempo em que geralmente é consumida uma bebida. “Após o uso, o mesmo é descartado e pode levar mais de quinhentos anos para se decompor completamente”.

Os canudos são apontados como grandes poluidores do meio ambiente, pois são feitos de polipropileno e poliestireno, materiais não degradáveis que, quando descartados de forma errada, se desintegram lentamente em pedaços menores e acabam sendo ingeridos peixes e outros animais, quando acabam parando nos rios e oceanos.

Para justificar a sua iniciativa, a deputada cita pesquisa britânica da Fundação Ellen MacArthur, divulgada em 2017.

Tal levantamento alerta que se o uso de plástico continuar aumentando na atual proporção em todo mundo, em 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos.

Anualmente, de cinco a 13 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos mares. Segundo o Greenpeace, um total de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos anualmente, ocasionando a morte de um milhão de aves marinhas e 100 mil outros animais marinhos todo ano.

Canudos plásticos contêm também bisfenol A (BPA), um produto químico que imita a atividade de hormônios, como estrógeno no corpo humano, o que pode levar a distúrbios reprodutivos, câncer de mama e de próstata, diabetes, além de doenças cardíacas.

“É papel  do legislativo propor políticas públicas voltadas a proporcionar um ambiente ecologicamente equilibrado”, diz Mariana Carvalho.

 Para a tucana, o uso de canudos biodegradáveis ou recicláveis, cuja degradação demora em média dias, ou ainda papel reciclável ou material comestível, vai minimizar a degradação ambiental.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Maurício Carvalho e Sebrae/RO unem forças para impulsionar o empreendedorismo rural em Rondônia

Deputado Maurício Carvalho e Sebrae/RO unem forças para impulsionar o empreendedorismo rural em Rondônia

Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)