Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018 - 13h58
Só no primeiro mês de 2018 foram registrados 116 acidentes graves nas rodovias federais em Rondônia, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. No ano passado foram registrados 1.555 acidentes com 100 vítimas fatais na BR-364. Diante deste cenário, a deputada federal Marinha Raupp protocolou a indicação nº 4936/2018 ao Ministério dos Transportes para que seja decretada situação de emergência na BR-364, em Rondônia.
“Não podemos mais aceitar que pessoas morram por causa de buracos na pista. Tem que haver uma intervenção urgente do DNIT de Brasília. Estamos num estado de emergência. Não há outra saída. Sou contra criar pedágio. Só com o decreto de emergência é que o DNIT pode começar imediatamente os reparos necessários para evitarmos mais mortes e levar melhor condições aos nossos motoristas. A bancada federal está unida para uma missão de vida: recuperar a BR-364”, declarou a deputada.
Durante reunião da bancada federal com diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro, Marinha Raupp destacou a necessidade de enviar técnicos de Brasília para Rondônia para iniciar imediatamente as ações necessárias.
“Temos que focar nossas ações aqui em Brasília para liberar recursos para melhorar a BR-364. Estou dedicada a isso, assim como trabalhamos muito para garantir no orçamento deste ano a reserva necessária para todas as adequações da principal rodovia de Rondônia, a BR-364”, ressaltou a deputada. O diretor-geral do DNIT garantiu que vai disponibilizar “os melhores técnicos para que a manutenção da BR-364 seja feita com agilidade”.
Casimiro informou que irá avocar a competência do conselho diretivo do DNIT para a execução dos contratos de manutenção do BR-364, uma vez que este conselho pode cumprir procedimentos administrativos para alocação de despesas. “É preciso rever a gestão no contrato de manutenção”, disse o diretor.
Nesta segunda, uma equipe do Dnit de Brasília, a pedido da deputada, desembarca em Vilhena para uma vistoria na BR 364 para identificar os pontos críticos da rodovia até Porto Velho.
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