Quarta-feira, 22 de agosto de 2018 - 12h57
Integrantes do Ministério Público do Estado de Rondônia participaram na noite desta terça-feira (21/8) da aula magna da Pós-Graduação lato sensu de Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (Orcrim), que teve como palestrante o Procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Usando de sua experiência como coordenador da força tarefa da Operação Lava Jato, o procurador debateu os efeitos do combate a corrução nas eleições deste ano para uma plateia que lotou o Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho.
A Pós-Graduação Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (Orcrim) é fruto da parceria firmada entre a Escola de Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Tribunal de Contas (TCE) e Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), para a capacitação integrada de seus agentes. Dos cinquenta alunos do curso, 13 são Procuradores, Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Estado de Rondônia, além de magistrados, membros do Tribunal de Contas, delegados da Polícia Civil e policiais militares, que receberão formação no que há de mais avançado no campo prático-teórico sobre o combate a organizações criminosas e corrupção.
Representando o Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, na solenidade de abertura da aula magna da Orcrim, o chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPRO, Promotor de Justiça Aluildo de Oliveira Leite, ressaltou a importância do combate à corrupção e ao crime organizado, um mal que aflige e incomoda a todos. “Nesse viés, ao Ministério Público e aos outros órgãos de controle aqui presentes, cabe o protagonismo de inverter essa percepção e mudar essa realidade”, ressaltou Aluildo de Oliveira.
O chefe da Gabinete da PGJ destacou ainda a importância da capacitação dos Membros do Ministério Público e de outros órgãos de controle para o combate ao crime organizado e à corrupção. Dentro desse contexto, Aluildo de Oliveira Leite acentuou que, atualmente, 10 Membros do MPRO estão participando de cursos de Doutorado e/ou Mestrado e 32 de Pós-Graduação Lato sensu. “A presente Pós-Graduação certamente vai servir para melhorar e especializar ainda mais os Membros do Ministério Público, Tribunal de Contas e do Poder Judiciário no que diz respeito as novas ferramentas de combate à corrupção. Para Aluildo de Oliveira, a Operação Lava-Jato foi um marco, não só no Brasil, mas no mundo, no combate à corrupção.
Campanha #unidoscontraacorrupção
O Procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da Força-Tarefa da Operação Lava-Jato, ressaltou quem sua fala a importância do voto consciente e da escolha de bons representantes na Câmara dos Deputados e Senado Federal para que possa haver alterações na legislação que punam com mais rigor quem pratica crimes contra o patrimônio público. Dellagnol destacou a campanha “#unidoscontraacorrupção, que propõe 70 medidas de combate à corrupção, reunidas num pacote de 12 frentes de combate a esse mal. Dellagnol também destacou o trabalho da Lava-Jato que já conseguiu recuperar R$ 1 bilhão desviados da Petrobras. “Já recuperamos mais de 30% dos R$ 12 bilhões de recursos desviados da Petrobrás, mas ainda precisamos fazer muito mais”, observou.
Prestigiaram a abertura do evento, o presidente da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), desembargador Marcos Alaor; o presidente do Tribunal do Contas do Estado de Rondônia, Edilson de Sousa Silva; O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Renato Mimessi; O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sansão Batista Saldanha; O Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Rondônia, Daniel Azevedo Lobo; o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRO, Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho; o diretor da Escola Superior de Contas do TCE/RO, Wilber Coimbra e o coordenador da Pós-Graduação Orcrim, juiz Sérgio William.
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l