Sexta-feira, 13 de abril de 2012 - 19h13
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria de obras (Semob), está realizando um trabalho de recapeamento em busca da melhoria das condições de tráfego e, consequentemente, da qualidade de vida da população. Além disso, com o período de estiagem das chuvas inicia-se o processo de asfaltamento, feitura de sarjetas, calçadas e limpeza de Bocas de Lobo. Muitos outros serviços também estão sendo realizados em parceria com a secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semusb) e com a Empresa municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).
Durante entrevista nesta sexta-feira, 13, ao programa Fique Ligado, da Rede TV, a secretária da Semob, Miriam Saldaña, respondeu aos questionamentos do apresentador Euclides Maciel, sobre os buracos e as intervenções que serão necessárias para a cidade. Ela disse que os serviços são muitos e que a prefeitura tem buscado recapear, principalmente, as ruas mais críticas. “De acordo com o nosso cronograma de ação, pretendemos até o final de abril ‘tampar’ pelo menos 90% dos buracos ocasionados pelo grande fluxo de carros e período de frequentes chuvas. Agora com a estiagem já estamos com sete frentes de ação na cidade e mais três na área urbana. Faremos o recapeamento de muitas ruas, dentre elas, a Calama até a Guaporé e de parte da Pinheiro Machado. Semana passada, trabalhamos no Centro e na Nova Porto Velho. Na próxima estaremos na zona Sul, na Jatuarana e ruas próximas”, esclarece.
Miriam ouviu as reivindicações dos moradores feitas através de torpedos SMS. Euclides Maciel mostrou uma reportagem falando da realidade do Assentamento Rosalina de Carvalho. A secretária da Semob falou que a prefeitura dará atenção especial aos assentamentos. “Entraremos nestes locais com uma ‘força tarefa’, para limpar, encascalhar, iluminar e fazer canais para a água ter como escoar. Sempre contando com a parceria da Semusb e Emdur”, disse.
Rua União
Um assunto polêmico tratado durante a entrevista foi sobre o trajeto de ruas de bairros da zona Leste que foram utilizados como desvio depois que uma cratera deixou impossível o trânsito na BR 364. Isso porque mais de dez ruas foram utilizadas para proporcionar o acesso aos carros, principalmente, ônibus de viagem e caminhões a cidade de Porto Velho e estas agora se encontram intransitáveis. São elas: Estrada dos Periquitos; Petrolina; Canidé; Içá; Vila Mariana; Rosalinda Gomes; Plácido de Castro; União; José Amador dos Reis; Mário Andreaza; Constelação; Itatiaia e Mamoré. “Todas elas foram danificadas pelo desvio. E nós já havíamos arrumado aquela área. E agora o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, que é o responsável por realizar esta recuperação, se recusa a fazer. Então, a prefeitura para amenizar o sofrimento da população estará novamente trabalhando na rua União que identificamos como uma das mais precárias”, explica.
Rádio
O apresentador Solano Ferreira, que comanda o programa de notícias da Rádio CBN, conversou com a secretária da Semob. Ele questionou sobre o trabalho de recapeamento. Miriam Saldaña anunciou o recapeamento das Avenidas Carlos Gomes, Campos Sales, Sete de Setembro entre outras de grande fluxo. “Estamos trabalhando, hoje mesmo tem um pessoal na Rafael Vaz e Silva e no quadrilátero entre as Avenidas Amazonas e Rio de Janeiro. Sabemos que a cidade foi muito castigada com o período de chuvas. E a nossa meta é trabalhar nas vias que tem grande demanda, com escolas, hospitais, centros comerciais”.
Outra ação da Semob anunciada na Rádio CBN, é o trabalho de limpeza, manutenção de vias dentro dos seguintes conjuntos habitacionais: Guaporé Mamoré; Rio Candeias; São João Bosco; Santo Antônio; 22 de Dezembro; Ouro Preto; Guajará; Crato; Nova Caiari; Marechal Rondon; Alphaville; Jardim América; Rio de Janeiro; Odacir Soares; Chagas Neto e Cohab.
Educação
Solano Ferreira lembrou aos ouvintes sobre o sério problema de falta de educação da população que joga lixo na rua e este, quando chove, entope bueiros, canais e causa alagações. “Muitos moradores tem o costume também de jogar água servida na rua. Esta é cheia de gorduras, produtos químicos e, além disso, estragam o asfalto que em muitos casos acabamos de fazer. Isso é Crime, se o ouvinte ver alguém fazendo deve denunciar a Coordenadoria municipal de Fiscalização e Postura, pelo número, 3901 – 3134”, esclareceu Miriam Saldaña.
Participação
A ouvinte Vânia Silva do Esperança da Comunidade, participou através do telefone, 2182 0300 e perguntou o que poderia ser feito pela sua rua, Vicente Monteiro, onde vizinhos jogam lixo e água na rua. “Vamos apresentar esta denúncia à Postura”, disse Miriam.
Nilson Gomes, morador do Ronaldo Aragão, perguntou sobre o asfalto no seu bairro. “Vamos fechar esta administração com o dobro de asfalto do que foi feito antes de 2005. Infelizmente, não podemos asfaltar tudo, mais vamos sim, passar por este bairro. Eu costumo dizer que quando o Prefeito Roberto Sobrinho assumiu, o povo pedia muito que as ruas fossem encascalhadas. E que ao começarmos a asfaltar a população se acostumou com os benefícios do asfalto “, disse a secretária.
Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti