Terça-feira, 9 de dezembro de 2008 - 18h17
Os coordenadores na CERON do Programa Luz Para Todos estiveram reunidos na terça-feira (9) pela manhã com representantes do Projeto de Assentamento Joana D’Arc III, que reivindicam energia elétrica gratuita, proporcionada pelo programa do Governo Federal, o Luz Para Todos.
Os camponeses chegaram ontem no final da tarde em Porto Velho, quando se dirigiram ao prédio da CERON na Avenida Tiradentes, onde opera a Coordenação do programa em Porto Velho e região. Os técnicos da empresa, bem como os funcionários que fazem a vigilância do prédio, foram surpreendidos com a chegada do grupo, que não estava sendo esperado.
O coordenador do Luz Para Todos na CERON, José Carlos Carregaro, afirma que as obras no assentamento Joana D’Arc foram priorizadas para a segunda etapa, sendo que várias famílias da mesma região já foram atendidas este ano. As propriedades do Joana D’Arc que ainda não foram beneficiadas serão atendidas em 2009.
Ainda de acordo com Carregaro, a CERON lançou um processo licitatório para contratar mão de obra e serviço para a execução do saldo de obras da segunda etapa. No entanto, o processo fracassou, devido à falta de propostas em concordância com o edital lançado pela empresa. A única proposta recebida estava com preço 60% superior ao valor definido pela Eletrobrás, para as obras do programa.
Com o atraso no processo licitatório, as obras que seriam concluídas até janeiro de 2009 também sofrerão um atraso, com previsão mínima de início para abril do próximo ano. O projeto que será licitado atenderá mais de oito mil famílias, entre elas os moradores do Assentamento Joana D’Arc.
Confusão
Os representantes do Projeto de Assentamento Joana D’Arc III entraram no prédio da CERON com o propósito de montar acampamento enquanto não conseguissem um documento assinado pelo Coordenador do programa, garantindo o atendimento imediato das reivindicações.
Entretanto, isso não será possível, conforme explicou José Carlos Carregaro, uma vez que o processo licitatório – único meio para contratar mão de obra e serviço – resultou fracassado.
Os camponeses passaram a noite no prédio da empresa, aguardando à reunião do Comitê Gestor Estadual do Luz Para Todos, formado por CERON, Eletronorte, Governo do Estado, DEOSP, Emater, AROM, SEBRAE, INCRA e Fetagro.
Diante do impasse, os funcionários que prestam serviço de vigilância à CERON agiram com os manifestantes de acordo com os procedimentos de rotina adotados pela empresa. Foi definido pela CERON que após as 18h30 está proibido o trânsito de pessoas nos prédios da empresa, sendo permitida a permanência apenas dos empregados que trabalham em escala de revezamento e os funcionários responsáveis pela limpeza dos prédios.
Testemunhas afirmam que em momento algum os camponeses foram submetidos a cárcere privado, como foi afirmado em um site de notícias de Porto Velho. Os vigilantes apenas informaram que, de acordo com os novos procedimentos, os manifestantes não poderiam ficar entrando e saindo do prédio a qualquer momento, por questões de segurança.
Por fim, os camponeses não foram atendidos na segunda-feira à noite já que eles queriam uma resposta da CERON sobre um possível convênio com a Emdur, fato que não poderia ser decidido após o horário de expediente.
Após a reunião com o Comitê Gestor Estadual e com o presidente da Emdur, ficou acertado entre os presentes que os termos do convênio serão estudados e assim que houver uma resposta, os moradores do Joana D’Arc III serão recebidos para uma nova reunião na empresa.
Fonte: Erica Bianco
Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância
Em um marco histórico para o sistema judiciário de Rondônia, o deputado Alex Redano (Republicanos) participou da solenidade que oficializou a elevaçã
Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia
Após meses de trabalho, a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (
Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil
Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst
Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça
Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança