Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes critica a ampliação de terras para indígenas


Brasília-DF, 11/06/2012 – O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) usou a Tribuna da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (6), no horário do Grande Expediente para criticar o Projeto de Lei 7447/10, que segundo avaliou, traz uma redação capciosa. O parlamentar defendeu também um reajuste salarial dos secretários parlamentares.

Segundo Moreira, estamos vivendo um País da cizânia, de grandes exageros com a criação e ampliação de unidades de conservação para comunidades tradicionais, sem uma discussão fundamentada ouvindo os interessados e a sociedade. Para ele, a redação do projeto de lei apresenta vários aspectos negativos principalmente na interpretação da lei onde mistura os conceitos de povo e comunidade indígena.

“Com essa lei tão capciosa, daqui a pouco os ciganos que ocupam determinado local vão aparecer em todo o País, eu não conheço nenhuma comunidade cigana que possa levantar essa bandeira que é tradicional ocupando um determinado local, para reivindicar demarcação de terras”, salientou.

Além de criticar a ampliação de terras para as comunidades tradicionais, o parlamentar usou também a Tribuna para defender as reivindicações dos secretários parlamentares por melhorias salariais. Em seu discurso, Moreira lembrou que esses funcionários são os que os têm recebido os menores salários na Casa.

“Quero levantar a bandeira do secretariado aqui dessa Casa, das pessoas que trabalham diuturnamente nos gabinetes dos deputados e são mal remuneradas. Precisamos sensibilizar a Mesa Diretora para que esses servidores tenham direito a serviço médico de qualidade e ao FGTS. Outra preocupação é que ao serem exonerados não recebem verba rescisória e ainda estão há mais de 6 anos sem reajuste salarial. Não podemos consentir que a Mesa Diretora seja omissa com relação a uma questão tão importante como essa, faço esse apelo de forma pública para dizer que estou ao lado do secretariado”, justificou.

O deputado disse que é preciso acabar com essa visão maniqueísta entre o bem e o mal, e com as discriminações que estão sendo disseminadas. Alertou o parlamentar: “Estamos vivendo em um País que os normais passaram a ser anormais. A sensação que temos é que de repente quem efetivamente, trabalha, produz paga imposto parece não têm valor, porque ficam como os grandes vilões de tudo o que acontece no Brasil, isso é um absurdo”.

Código Florestal

Na próxima quinta-feira (14), Moreira Mendes participará de um seminário na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro para debater e esclarecer os principais aspectos do Novo Código Florestal. Ele lembrou que tem se posicionado incansavelmente nesses assuntos no Congresso Nacional para acabar com o ranço ideológico contra o produtor e todas as discriminações exageradas sem fundamentação.

Fonte: Luciana Andrade
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)