Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pacto de combate à infrequência e evasão escolar em Rondônia estabelece protocolo de ações a partir de três faltas por aluno


Pacto de combate à infrequência e evasão escolar em Rondônia estabelece protocolo de ações a partir de três faltas por aluno - Gente de Opinião

Um Termo de Compromisso articulado pelo Ministério Público de Rondônia e assinado pela Secretaria de Estado de Educação e entidades, nesta quinta-feira (02/08), estabeleceu um novo marco para o enfrentamento da infrequência e evasão estudantil em Rondônia. O documento, que estabelece ações integradas por parte do Estado, escolas e família, prevê, entre outras medidas, que um protocolo de ações seja iniciado a partir de três faltas consecutivas, por cada aluno, reduzindo o critério de tolerância para o problema, já que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) considera, na prática, a média de 12.

O Termo de Compromisso para o combate à infrequência, evasão estudantil e distorção da chamada idade/série foi assinado, como parte das medidas previstas no Projeto Nenhum a Menos, desenvolvido pelo MP, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP-Educação).

O ato de assinatura do documento teve a presença do Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho; do Diretor do CAOP-Educação, Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula; da Secretária Estadual de Educação, Maria Angélica Ayres; do Presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Marcelo Thomé, entre outras autoridades.

“O termo assinado no dia de hoje sela a união de esforços, o compromisso de todos os envolvidos na área da educação por um bem tão precioso à nossa sociedade, que é a permanência de nossas crianças na escola”, disse o Chefe do MP rondoniense, ao fazer a abertura dos trabalhos. Na ocasião, Airton Marin falou da responsabilidade pessoal de cada cidadão com a causa de uma educação de qualidade e acessível a todos. “Se cada um fizer a sua parte, essa realidade estará mais próxima, mais realizável”.

Conforme explicou o Procurador de Justiça, Rodney Pereira de Paula, diretor do Centro de Apoio da Educação, que está à frente da iniciativa, a ideia de construir, de forma conjunta, um compromisso no combate à infrequência e evasão escolar deu-se a partir da necessidade de subsidiar a comunidade escolar e as instituições públicas com um pacote efetivo de medidas para o enfrentamento do problema.

Segundo afirmou, com o documento, a Secretaria de Estado da Educação passa a assumir, como critério, o índice de três faltas seguidas ou cinco alternadas, por cada aluno, para iniciar a comunicação com pais ou responsáveis pelo estudante infrequente. “Caso a família do aluno infrequente não seja encontrada, a escola buscará meios para localização dos responsáveis, devendo esgotar todos os recursos para encontrar o estudante”, destacou.

O compromisso prevê, ainda, que, esgotados os recursos cabíveis, no prazo de uma semana, os gestores deverão encaminhar o caso de infrequência ao Conselho Tutelar. Já o Ministério Público promoverá, por meio das Promotorias de Justiça com atribuições na educação, procedimento adequado de averiguação da situação dos estudantes infrequentes. “É importante dizer que o termo não prevê multas ou penalidades para os compromissários. Este é um compromisso de cidadania, assinado por pessoas que têm vontade de fazer uma educação melhor”, disse Rodney Pereira de Paula.

Assinaram o Termo de Compromisso, o Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho; a Secretária de Educação, Maria Angélica Ayres; a Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Leiva Custódio; a Secretária Adjunta de Educação do Município de Porto Velho, Gláucia Negreiros, e a presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares, Rosilene Silva. Também esteve presente à solenidade, a Coordenadora Regional de Ensino, Irany de Oliveira Lima.

A solenidade que marcou a assinatura do Termo de Compromisso foi abrilhantada pelas apresentações musicais do Coral da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ely Bezerra de Salles e, também,  dos estudantes Raiane Barbosza e Yan Moraes.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Maurício Carvalho e Sebrae/RO unem forças para impulsionar o empreendedorismo rural em Rondônia

Deputado Maurício Carvalho e Sebrae/RO unem forças para impulsionar o empreendedorismo rural em Rondônia

Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)