Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Parecer do Pleno/TCE é contrário à aprovação das contas municipais de Costa Marques


 
Em sessão plenária, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) emitiu parecer prévio de que as contas do município de Costa Marques, relativas ao exercício 2015, não estão aptas a receber aprovação pela Câmara de Vereadores local.
 
A determinação não vale para as contas da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, para os convênios e contratos firmados pelo município no referido exercício, além dos atos de ordenação de despesas eventualmente praticados pelo prefeito, os quais serão apreciados e julgados em separado da prestação de contas.
 
O Pleno do TCE manifestou-se pela reprovabilidade das contas de Costa Marques em razão de diversas irregularidades, entre as quais, o desequilíbrio das contas (déficits orçamentário e financeiro verificados no exercício 2015) e a inscrição de restos a pagar ao final do exercício sem o devido lastro financeiro.
 
Foram ainda constatadas pelo TCE: deficiência no planejamento orçamentário; desempenho inexpressivo da cobrança da dívida ativa; não alcance da meta do resultado primário; desempenho negativo na arrecadação do IPTU, ausência de encaminhamento da estimativa de receita para o exercício 2015, envio fora do prazo de todos os balancetes mensais, bem como de todos os relatórios de gestão fiscal; e atuação ineficiente do órgão de controle interno.
 
LIMITES
 
Com referência aos limites constitucionais, a Prefeitura de Costa Marques, ao longo do exercício 2015, cumpriu com os índices da aplicação na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (40,57%), do repasse ao Legislativo (7%) e despesa com pessoal (53,05%).
 
Entretanto descumpriu o limite de gastos com saúde, ao investir apenas 13,15%, abaixo, portanto, do índice legal (15%), bem como também dos recursos do Fundeb, sendo que, neste caso, somente 55,85% foram gastos na valorização do magistério, quando o limite mínimo constitucional é de 60%.
 
A prestação de contas compõe o Processo nº 1559/16, disponível pelo sistema “Consulta Processual” (acesse no endereço: https://pce.tce.ro.gov.br/tramita/pages/main.jsf). Para tanto, basta preencher o número do processo e o código de segurança, clicar em procurar, acionar o ícone “lupa” e selecionar a aba “Arquivos eletrônicos”. (Fonte: Ascom/TCE-RO).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)