Terça-feira, 7 de agosto de 2018 - 12h31
Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), presidida pelo deputado Marcelino Tenório (PRP), reunida na manhã desta terça-feira (7) distribuiu projetos para análise e posterior parecer dos membros.
Antes da distribuição dos projetos os parlamentares debaterem sobre a resposta aos questionamentos realizados pela Comissão ao secretário da Sepog, Pedro Antônio Pimentel, relativo aos limites de cada poder quanto ao recebimento de recursos do Estado e quanto aos gastos, tendo em vista projetos do Tribunal de Justiça para autorização de criação de quase 200 cargos comissionados.
O deputado Adelino Follador (DEM) diante das respostas lamentou a pressão sofrida para a aprovação do projeto e que os demais parlamentares não aguardaram o retorno dos questionamentos.
Follador reafirmou que estas questões acabam sempre estourando no Executivo que tem de arcar com os repasses constitucionais e salientou que o ajuste de contas é uma obrigação de todos os poderes e não somente do Executivo. “Todos olham somente ao seu umbigo e concordam que tem de mudar, mas desde que não mexa em meu orçamento”, lamentou.
Já o deputado Marcelino disse que ainda há deputados que se preocupam com esta questão dos gastos, mas no geral não. “Se o legislativo tiver noção de seu poder o país terá jeito, caso contrário, não”, afirmou Tenório.
Marcelino e Adelino também lamentaram que o Estado utilize mal os recursos dos fundos, em especial do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza de Rondônia-Fecoep, que deveriam ser utilizados para incentivar a produção de alimentos nas pequenas propriedades. “Acho uma lástima Rondônia importar alimentos como banana, tomate e melancia de outros Estados”, disse Marcelino.
Deliberados
Ao todo foram distribuídos dezessete projetos que serão analisados quanto a legalidade constitucional e exarado parecer para votação nas próximas reuniões da CCJR. Durante a votação os processos podem ser aprovados, rejeitados ou receber emendas.
Dentre os processos distribuídos constam Vetos Total e Parcial do Executivo a projetos já aprovados, Projetos de Lei Ordinária e Complementar e Decretos Legislativos.
Da CCJR os processos são encaminhados para as demais comissões pertinentes ou, em alguns casos, encaminhados diretamente para votação em Plenário.
A reunião contou com a presença dos deputados Jesuíno Boabaid (PMN) e Só na Bença (MDB).
Hermínio Coelho e Jesuíno Boabaid repudiam relatório que reparcela dívida do Estado por mais 30 anos e pedem que a Casa não aprove a matériaA Comissão...
Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç