Quarta-feira, 15 de novembro de 2006 - 09h10
Peritos do Instituto de Criminalista de Rondônia participam a partir de hoje (15.11), em Porto Alegre do I Seminário Brasileiro de Engenharia Forense. A perícia rondoniense está sendo representada pelos profissionais, Cláudio Gomes da Silva (Cacoal), Geraldo Sena (Crea-RO) e Edílson Almeida de Souza (Simpec).
O evento tem por objetivo promover o desenvolvimento da Engenharia Forense nacional, a partir do fornecimento de subsídios teórico-práticos a profissionais atuantes em perícias de engenharia, visando à capacitação e o seu aprimoramento nas áreas de incêndios em edificações e em veículos; desabamentos; acidentes do trabalho; explosões, perícias mecânicas diversas; perícias elétricas-eletrônicas diversas; eletroplessão; furto de água; energia; pulso telefônico; e sinal de TV a cabo.
Durante o evento, que conta com a participação de peritos de vários estados do país, estão sendo discutidos entre outros temas: 'A Engenharia Forense no âmbito da criminalística estática, dinâmica e pós-moderna'; 'Elementos básicos na investigação de incêndio; 'Responsabilidade criminal do acidente de trabalho'; 'Diagnose de incêndio em veículos'; e 'A imprensa nos locais de crime: técnicas de relacionamento'.
Para o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalísticos de Rondônia (Simpec), Edílson Almeida, seminários dessa natureza são de suma importância para melhoria do trabalho desenvolvido pelos peritos que atuam municípios de Rondônia. "Com a perspectiva da construção de duas usinas hidrelétricas no estado, certamente, haverá demanda de problemas de segurança. Por isso, é importante que a perícia criminal esteja preparada no âmbito da Engenharia Forense", afirmou o representante classista.
Segundo Edílson Almeida, a diretoria do sindicato, apesar da falta de apoio dos órgãos ligados a Polícia Científica, vem fazendo todos os esforços para possibilitar a participação dos seus filiados em debates técnico-científicos. "Se tivéssemos apoios, um número maior de profissionais da perícia poderiam está participando desse e de outros eventos, que além de possibilitar a obtenção de novos conhecimentos, proporciona a troca de experiências", afirmou.
Durante sua estada na capital gaúcha o presidente do Simpec também esteve participando da reunião do Conselho Deliberativo e Consultivo da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), onde ocupa o cargo primeiro secretário, discutindo as diretrizes da entidade para o próximo ano e avaliando o trabalho desenvolvido em 2006.
Fonte: Julio Aires
Vereador Everaldo Fogaça e prefeito Léo Moraes tratam de demandas do bairro Aparecida
Na tarde desta terça-feira, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes PODEMOS), reuniu-se com o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e líderes comunitários Pa
Após articulação da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) junto ao Ministério da Mulher,
Em uma iniciativa que visa atender às demandas do setor produtivo local, a vereadora Sofia Andrade, do Partido Liberal (PL), protocolou o Ofício n°
POLÍTICO POP DIGITALNa semana que passou, obvio que o assunto principal no meio político da Capital foi o início do mandato do prefeito Léo Moraes (