Quinta-feira, 15 de maio de 2008 - 11h03
Concurso de redação e Pit Stop marcam dia de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Um Concurso de redação marca, em Porto Velho, o Dia Nacional do Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que transcorre neste domingo (18), em todo o País. Na Capital rondoniense, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) antecipou a programação para esta sexta-feira (16), a fim de que mais alunos, professores e outros servidores possam participar dos pit stops e das palestras que acontecem em dez escolas públicas, também em alusão à data.
De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Escolar (Dise) da Semed, Valdete da Silva Leite, os pit stops vão acontecer das 8 às 10 horas nas proximidades das escolas Olavo Pires, João Ribeiro, Ulisses Soares, Joaquim Vicente Rondon, Nacional, Padre Chiquinho, Estela Compasso, Saul Bennesby, Engenheiro Francisco Erse e Maria Izaura da Costa Cruz. A técnica da Semed destacou a importância da palestra que a assistente social Maria Alice, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CDCA) Maria dos Anjos, vai proferir a partir das 15 horas, sobre o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Com as palestras, pretendemos realizar em todas as escolas concursos de redação sobre o tema em debate, com premiação para os três melhores trabalhos. No caso dos pit stops, serão distribuídos folders explicativos sobre o enfrentamento à violência sexual contra a criança e adolescente, adianta Valdete, lembrando que a primeira palestra será na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon na avenida Jatuarana, bairro Jardim Eldorado, zona sul de Porto Velho.
HISTÓRIA O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal nº 9970/00 como Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual. A motivação para criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de crianças e adolescentes.
Por outro lado, a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem, revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Crime Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.
Fonte: Ascom
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u