Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018 - 16h17
Presidente da Fiero, Marcelo Thomé, vice-governador Daniel Pereira e governador
Confúcio Moura na apresentação do Plano de Desenvolvimento Industrial
Constituindo importante ferramenta de planejamento que vai contribuir para o aumento da competitividade, o Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI), resultado da parceria do Sistema Fiero com o Governo do Estado em convênio com o Senai, foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 21, no salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
À uma plateia formada por lideranças empresariais, governamentais, diretores e conselheiros da Fiero, o presidente Marcelo Thomé afirmou que o plano é um marco para o desenvolvimento do estado e vai oferecer informação estruturada ao empresário local e àqueles que enxergam Rondônia como potencial polo de investimento. “Precisamos estar preparados para atender estas demandas, que perpassa a capacitação de pessoal. Para isso, o Senai está preparado”, garantiu o líder empresarial.
A realização dos estudos é uma reivindicação da entidade empresarial há algum tempo, e, segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, “uma ideia acolhida pelo presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, é a de transformar este projeto em lei de diretriz industrial para Rondônia. O objetivo é que as próximas gestões tenham este documento como balizador da definição de políticas públicas. Temos certeza que isto é inovador e Rondônia sai na frente”, disse Thomé.
Presente ao ato de apresentação, o governador Confúcio Moura conceituou o plano de desenvolvimento industrial do estado, como instrumento que servirá de pesquisa para produção de riquezas a longo prazo. O chefe do Executivo defendeu a industrialização dos produtos regionais. O vice-governador Daniel Pereira ressaltou que o PDI servirá de exemplo para outras federações e todos os segmentos produtivos, principalmente pela gama de informações oferecidas. Pereira parabenizou a iniciativa da Fiero.
Diretor da empresa Macrologística Consultores, Olivier Girard, responsável pela coordenação da pesquisa, apresentou resumo do plano de desenvolvimento. Falou que o objetivo é consolidar eixos integrados de desenvolvimento do estado de Rondônia, integrando física e economicamente o Estado através da identificação e seleção de todos os eixos que favoreçam a inserção de Rondônia nas economias regional, nacional e mundial, criando instrumentos adequados para orientar o fortalecimento e a modernização da infraestrutura estadual com a participação da iniciativa privada.
O PDI está estruturado em seis pilares específicos divididas em módulos. Módulo 1: Micrologística de transporte, Módulo 2: Desenvolvimento industrial, Módulo 3: Matriz energética, Módulo 4: Telecomunicação e tecnologia de informação e Módulo 5: Capacitação do capital humano; Módulo 6: Segurança hídrica.
O presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto, participou do evento e elogiou as ações do presidente Marcelo Thomé à frente da Fiero. Chagas destacou que Rondônia se encontra em pleno desenvolvimento econômico e social. “No entanto, é necessário que os investimentos a serem realizados nos próximos anos estejam alinhados com uma política de desenvolvimento baseado em planejamento de longo. Os 6 pilares do desenvolvimento estudados neste projeto serão fundamentais neste processo e possibilitarão à Rondônia atingir nível mais elevado de crescimento”, ponderou Chagas Neto.
Fonte: Ascom / Fiero / Carlos Araújo
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), titular na Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados, participou nesta quinta-feir
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A
Deputada Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação N.º 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Consc
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo a