Terça-feira, 11 de março de 2008 - 13h35
Cerca de 2 mil famílias e 6 mil pessoas foram atendidas indiretamente no primeiro Plantão Bolsa Família do ano. A atividade foi escolhida para ser realizada em uma data especial: o Dia Internacional da Mulher. Por isso foi dado o título Plantão 8 de março, cuja organização ficou a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). As atividades aconteceram na Escola Municipal Vôo da Juriti, no bairro JK I, zona Leste, e duraram seis horas.
Mais de 150 pessoas, entre servidores e colaboradores, ofereciam serviços de beleza e estética como cabeleireiro, manicure, pedicure, maquiagem e massoterapia, além dos serviços já realizados nos plantões anteriores. Os serviços mais procurados foram as atividades voltadas para as mulheres, principalmente cabeleleiro, atualização de cadastro e a parte cultural e de recreação com grande participação de crianças, afirma Mônica Sampaio, diretora do Departamento de Desenvolvimento Social da Semas.
A participação dos atendidos, dos parceiros e colaboradores foi muito ativa. O resultado só foi possível por esta entrega de corpo e alma., diz Benedita Nascimento, Secretária Municipal de Assistência Social.
O Bolsa Família atende 28 mil famílias em Porto Velho e os recursos repassados são oriundos do Governo Federal e da Prefeitura. A próxima edição do Plantão será na Escola Municipal Pingo de Gente, no bairro Ulisses Guimarães, também na zona Leste.
Mais sobre o Plantão
Plantão Bolsa Família será desenvolvido em 15 edições, sendo executado com atendimentos de seis horas (das 14 às 20 horas), realizando ações relacionadas às áreas de assistência, saúde e educação, além do envolvimento de outros setores ligados à cultura, esporte, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras. O público-alvo são as mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e/ou outras iniciativas de distribuição de renda do Governo Federal.
As atividades do PBF são realizadas em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Projetos Acolher e Refazendo; Na área de saúde é feito o controle de peso, vacinas e acompanhamento às gestantes beneficiadas; Na educação o acompanhamento da freqüência escolar das crianças, orientação, controle e monitoramento dos sistemas.
Além destas, ainda há oportunidade de requerer a redução da tarifa de energia elétrica, isenção de IPTU, participar de atividades culturais (oficinas de artes, teatro, música, dança, pintura, artesanatos, etc), visitas ao balcão de Cidadania da Família (retirada de documentos), e, barracas de Integração da Família com exposição de serviços e produtos.
O Plantão Bolsa Família também conta com a colaboração das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Saúde (Semusa), Desenvolvimento Econômico (Semdes), Meio Ambiente (Sema), Esporte (Semes), Fazenda (Semfaz), Serviços Básicos (Semusb), Desenvolvimento Urbano (Emdur), Fundação Iaripuna (Cultura), Coordenadorias Municipais da Juventude e de Políticas Públicas para as Mulheres, Faculdades FIMCA e São Lucas, e, Centrais Elétricas de Rondônia (CERON), além de outros parceiros.
Fonte: Ascom
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u