Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito apresenta avanços da saúde ao Conselho da Cidade


O prefeito Roberto Sobrinho participou da reunião ordinária do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade) na tarde de ontem, segunda feira (21), no auditório da Caixa Econômica Federal. Ele fez um resumo das ações realizadas durante a sua gestão e apontou outras que serão executadas até o final do ano, quando encerra o mandato. Destacou principalmente os avanços nas áreas da saúde, educação e infraestrutura da Capital.

Roberto Sobrinho falou inicialmente do desafio em administrar uma cidade que cresceu de forma repentina em tão pouco tempo. Por meio de dados estatísticos, mostrou que em 2005 quando assumiu o primeiro mandato, Porto Velho tinha 380 mil habitantes. Atualmente, a cidade contabiliza mais de 450 mil moradores. A frota de veículos saltou de 60 mil para 210 mil automóveis e o número de beneficiários do Bolsa Famílias aumentou de 13 mil para 23 mil.

Educação

De acordo com o prefeito, o número de escolas saltou de 38 para 60 até 2011 na zona urbana. Na área rural, assumiu com 23 estabelecimentos e atualmente contabiliza 86, totalizando 146. “Isso significa que ampliamos de 212 para 890 a quantidade de salas de aulas. Na época, 33 mil alunos estudavam nas escolas municipais, sendo que atualmente são 45 mil”, comemorou. O prefeito acrescentou que os números refletem o compromisso que assumiu com a população não apenas na educação, mas também em outras áreas.

Ele ainda mencionou os investimentos na contratação de novos servidores para o setor de educação. “Contratamos mais três mil trabalhadores e atualmente contamos com cinco mil”, disse. Roberto Sobrinho também falou do transporte escolar, cujo atendimento passou de três mil para dez mil estudantes.

Saúde

Dentre os principais investimentos para garantir melhor atendimento na saúde da população, citou o aumento na quantidade de agentes comunitários de saúde, de 250 para 500, o que representa cobertura de 67% dos moradores do Município. Equipes do Programa Saúde da Família (PSF) saltaram de 17 para 74. “Quero chegar a 100 equipes até o final da minha gestão e com 80% de cobertura da população”, anunciou.

O prefeito destacou o trabalho realizado no Centro de Especializadas Médicas e garantiu que vai inaugurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) das zonas Sul e Leste no próximo mês. “Vou entregar mais 17 unidades de saúde, dentre elas, uma no bairro Castanheiras, outra no Três Marias, Areal da Floresta, Nova Floresta, Socialista, União Bandeirantes, Calama e Joana D’arc”, afirmou.

Asfalto

Roberto Sobrinho voltou a afirmar que vai dobrar o número de ruas asfaltadas na cidade. “Vou completar meu mandato com 400 quilômetros de asfalto, a mesma quantidade feita por todos os prefeitos que assumiram antes de mim”, comentou. Disse que a prefeitura já está realizando obras nos bairros Nova Floresta, Conceição, areia Branca, Eletronorte, que ficarão 100% pavimentados. Também anunciou mais asfalto com drenagem para a zona Leste. “Além das obras da prefeitura, o governador se comprometeu em fazer mais 100 quilômetros”, acrescentou.

Outros

De acordo com Roberto Sobrinho, ainda esta semana, ele vai licitar a construção da nova rodoviária. Informou que a presidenta Dilma Rousseff aprovou mais 14 creches para Porto Velho, além das oito cujas obras estão em andamento. Anunciou que a Caixa Econômica Federal já aprovou o projeto para construção do Parque das Águas e que o complexo esportivo, ao lado da Escola Padrão, está em fase de conclusão. Também mencionou investimentos em habitação, transporte urbano, meio ambiente e mobilidade urbana, dentre vários outros temas.

Receita

Para compensar a perda da arrecadação com o término da construção das hidrelétricas do Rio Madeira, o prefeito garantiu que vai implantar o sistema de nota fiscal eletrônica. Ainda segundo ele, o Município investe 47% de sua receita somente com a folha de pagamento dos servidores. Por fim, na qualidade de presidente do Comcidade, sugeriu que o colegiado faça uma análise aprofundada sobre as áreas de terra da União destinadas para construção de moradias às famílias que ganham até três salários mínimos. Roberto Sobrinho respondeu vários questionamentos, prestou orientações, tirou dúvidas e agradeceu aos conselheiros pela oportunidade de mostrar o que a sua gestão está fazendo pela cidade.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)