Quinta-feira, 12 de abril de 2018 - 13h33
O estudo socioeconômico que traça os prognósticos de desenvolvimento para o Município de Porto Velho a médio e longo prazo foi apresentado nesta quinta-feira (12) pelo prefeito Hildon Chaves aos secretários municipais e também a diversos segmentos da economia local. O estudo foi realizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), atendendo determinação do chefe do Executivo Municipal. Esse levantamento será apresentado à população em maio.
“Com esses dados, teremos uma base sólida, consistente para executarmos os projetos contidos no Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, visando o crescimento de Porto Velho em diversas áreas", declarou o prefeito, acrescentando que o planejamento está focado na geração de renda e empregos, desenvolvimento social e, sobretudo, o econômico. “Estamos planejando o Município para o futuro”, afirmou o prefeito.
O presidente da ADPVH, Marcelo Tomé, afirmou que esta é a etapa final do trabalho iniciado há alguns meses, e que norteará um conjunto de projetos que causará impacto na economia. "Acredito que a capital possui grandes oportunidades para o seu crescimento”, frisou.
O diretor técnico da ADPVH, Armando Moreira Filho, declarou que o levantamento aponta o Município como importante hub logístico para as regiões Norte e Centro-Oeste. Além disso, por ser considerado a porta de entrada da Amazônia, o Município apresenta também potencial voltado para a bioeconomia como importante vetor de desenvolvimento, entre outras potencialidades.
Conselho econômico
Uma das etapas fundamentais para materializar o que aponta os estudos, de acordo com Moreira, é a criação e implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município. Esse colegiado deverá ser composto pela sociedade civil organizada, entidades empresariais, instituições de ensino superior e o poder público. “Esperamos que em pouco tempo esse colegiado esteja legalmente constituído e, a partir daí, quem dará sequência aos projetos serão os membros desse conselho”, afirma.
Moreira diz ainda que haverá um leque de atividades para que a Prefeitura decida quais prioridades devem ser trabalhadas. “Isso envolve a sociedade e o poder público, que fará a sua parte com a implantação das políticas que irão estimular o desenvolvimento”, disse. De acordo com Marcos Schlemm, coordenador da pesquisa, o material é muito denso e robusto, por isso foi um desafio fazer o mapeamento.
Fonte: Condecom
Deputado Maurício Carvalho assume a Presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
O Deputado Federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) acaba de assumir a Presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, uma das mais
Comissão de Meio Ambiente irá promover audiências públicas para debater o zoneamento em Rondônia
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta terça-feira (18), um requisi
A deputada federal Cristiane Lopes reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Ji-Paraná ao anunciar a destinação de R$ 3,8 milhões em emenda
Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu início, nesta terça-feira (18), às discussões