Sexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito destaca retomada das obras dos viadutos


Prefeito destaca retomada das obras dos viadutos  - Gente de Opinião

“Estivemos em Brasília discutindo toda uma sequência prioritária sobre os viadutos. Vamos agora a partir do dia 02 de maio retornar a obra que começa com mais de 200 homens e em junho estará com 500 trabalhadores e mais maquinário para atender a demanda dessas obras”, disse ele.

Sobre economia da energia, o prefeito destacou que esteve com a diretoria da Eletronorte firmando um compromisso para modernizar a energia dentro da prefeitura. “Queremos utilizar melhor a energia, reduzindo os custos que temos com o pagamento de energia e com esta redução, investirmos mais na áreas de saúde e educação”, afirmou o Prefeito Roberto Sobrinho.

EFMM

Roberto também respondeu às perguntas feitas pelos telespectadores do programa. Um deles queria saber sobre a restauração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a retomada do passeio da Maria Fumaça. “Estamos fazendo diversos investimentos, estamos trabalhando no Terminal Hidroviário do Cai N’água. Uma obra de cerca de 18 milhões de reais, isso faz parte de todo um complexo de ações que estamos desenvolvendo ali. Seja na Estrada de Ferro Madeira Mamoré e também na urbanização da orla do Rio Madeira. Tanto no porto do Cai N’água e na Rodoviária dos Ribeirinhos, como muitos estão chamando o Terminal Hidroviário, quem passar por lá pode ver que estamos trabalhando com todos os cuidados, realizando a obra com segurança em função das águas geradas a partir da hidrelétrica de Santo Antônio. E a recuperação do complexo da EFMM, alguns galpões já foram recuperados pela prefeitura agora estamos fazendo a recuperação maior, da rotunda, feita com compensações das hidrelétricas”, disse.

Saneamento

Questionado sobre saneamento básico à exemplo da prática da população em jogar as águas servidas nas ruas, como o caso da Rua México, o prefeito Roberto Sobrinho disse que viabilizou os recursos e repassou ao Estado para que gerenciasse o saneamento de toda a cidade. “Foi no PAC, um compromisso que fizemos com o então presidente Lula para Porto Velho, há três anos. Infelizmente o governo anterior fez uma licitação e esta foi considerada inadequada pelos órgãos de controle, principalmente o Tribunal de Contas. E o governo atual contratou uma empresa que está fazendo todo o projeto de esgotos da cidade. Aí ele vai contratar uma empresa para fazer esta obra. É triste, pois tivemos um trabalho muito grande para viabilizar os recursos junto ao presidente e infelizmente este recurso não está sendo aplicado na velocidade que deveria ser. E aí nós vamos continuar com o problema de águas servidas. A prefeitura está aumentando o contingente de fiscalização para poder notificar e multar as pessoas que ficam jogando esta água servida na rua”, explica.

Assentamento

Sobre o encascalhamento e regularização dos terrenos dos assentamentos Roberto Sobrinho e Rosalina Carvalho. O prefeito disse que os nomes foram dados pela própria comunidade. “Gosto muito daquelas comunidades e tenho uma relação muito boa, agora lá tem duas situações. O Roberto Sobrinho que fica no final da Rio de Janeiro, este assentamento a prefeitura vai fazer um trabalho de encascalhamento. E na reunião de hoje com a Eletrobrás vimos a possibilidade deles irem lá para ver a expansão da rede de energia urbana para atender aquela comunidade.

Ao lado dele tem outra situação numa área que é da prefeitura que esta passando por uma disputa judicial. Na área do Rosalina, eu não tenho como realizar algo, pois tenho que aguardar uma decisão da justiça para investir naquele local”, esclarece.

Universitário

Questionado sobre a situação das famílias do bairro universitário, que existe há sete anos, e que correm risco de serem despejadas o prefeito respondeu que “aquela é uma área privada que tem disputa na justiça e que há uma decisão judicial para remover aquelas famílias. È uma situação complicada em algumas áreas e a prefeitura tem condição de apoiar os moradores e neste caso não tem”, disse.

Rodoviária

O prefeito anunciou a publicação do edital para realizar a contratação da empresa responsável para a construção do novo terminal Rodoviário de Porto Velho.

Difamação

O prefeito Roberto Sobrinho aproveitou a oportunidade para desmentir um boato sobre o aumento dos secretários municipais para 20 mil Reais. “Isso é mentira. Estão disseminando informações mentirosas, de má fé. O que existe é que o projeto de lei 1997 de 09 de abril de 2012 aprovado pelos vereadores prevê que a remuneração do cargo efetivo pode ser acrescida da verba de representação pela função temporária, o que já acontece em órgãos como o TCE-RO e MPE”, esclareceu o prefeito.

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia apresenta Projeto de Lei que garantirá prioridade na matrícula dos Filhos às Mulheres vítimas de violência doméstica

Presidente da Assembleia apresenta Projeto de Lei que garantirá prioridade na matrícula dos Filhos às Mulheres vítimas de violência doméstica

O Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), está propondo uma mudança importante para mulheres vítimas

Cristiane Lopes participa de comissão Humanitária levando ajuda aos moradores do distrito de Calama

Cristiane Lopes participa de comissão Humanitária levando ajuda aos moradores do distrito de Calama

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma missão humanitária no distrito de Calama, em Porto Velho, uma das regiões mais afetadas pela ch

Deputados aprovam isenção de imposto para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

Deputados aprovam isenção de imposto para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida

Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, na última terça-feira (22), o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que isenta do pagamento do

Deputada Ieda Chaves visita local onde será instalado o Centro Humanizado de Atendimento à Mulher

Deputada Ieda Chaves visita local onde será instalado o Centro Humanizado de Atendimento à Mulher

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), presidente da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), cumpriu agenda na última terça-feira (22), nas

Gente de Opinião Sexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)