Quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 16h50
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, entregou na manhã desta quarta-feira, 11/04, aos diretores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Marcos Berti e Paulo Levi, os novos uniformes da equipe. Ao todo a prefeitura comprou 240 uniformes, sendo que cada profissional terá dois kits. Eles são compostos por uma calça, uma gandola, uma blusa e um par de botas. Eles têm modelo e cor de padrão nacional. Diferente dos macacões usados anteriormente, este novo kit dá maior conforto e opção de uso. “Quando estiver muito quente podemos tirar as mangas, e ele vai continuar padronizado. E essa separação da calça e camisa é muito melhor, pois dá maior mobilidade, diferente do macacão”, disse o médico Marcos Berti, diretor operacional do Samu. Ele afirma ainda que os uniformes possibilitam uma melhor identificação das equipes do serviço de emergência, valorizando-os.
Paulo Levi, diretor administrativo do Samu, esclarece que desde a implantação do serviço, a administração municipal vem valorizando e ampliando sua estrutura. “Aumentamos a equipe, o prédio já passou por melhorias, novas viaturas foram adquiridas. E hoje temos cinco unidades ativas, no centro urbano e mais cinco reguladas pelo Samu, para atendimento nos distritos de Porto Velho. Isto demonstra a preocupação desta administração em oferecer um atendimento de qualidade à toda a população”, disse Levi.
Diminuem trotes
Os diretores afirmam ainda que o serviço tem sido também muito valorizado pela população. “Devido ao trabalho sério que desenvolvemos e às campanhas que a prefeitura vem realizando os trotes caíram de 40% para 18%. E as solicitações também aumentaram bastante, pois os usuários passaram a confiar no serviço, na agilidade e no tratamento dado”, afirmou. Porém, alertam os diretores, ainda é preciso reforçar que um trote pode tirar o socorro a alguém que realmente está necessitando.
No início da implantação do serviço, adiantou Paulo Levi, eram 30 solicitações por dia e hoje são mais de 80. Sendo que grande parte dos atendimentos é a vítimas de acidentes de trânsito.
Estrutura
Para funcionar nas 24 horas do dia, sete dias por semana, o Samu conta com uma equipe de mais de 100 técnicos auxiliares de registros médicos, profissão que se equivale aos atendentes conhecidos como pára-médicos. Quatro técnicos trabalham em cada plantão, junto com dois médicos. São profissionais capacitados e treinados para atender urgências tais como: problemas cardio-respiratórios, intoxicação, queimaduras graves, trabalhos de parto com risco de morte, acidentes com vítimas, afogamentos, choque elétrico, entre outros. A chamada do SAMU é gratuita, pelo telefone 192.
No prédio central do Samu em Porto Velho ficam quatro unidades básicas (ambulâncias) e uma UTI móvel. As outras sete viaturas são mantidas espalhadas pelos distritos. Toda essa estrutura é garantida pela Secretaria Municipal de Saúde, que nos últimos anos procurou equipar o setor para melhorar o atendimento.
Melhorias
O prefeito confirmou que o prédio do Samu passará por reformas. “A unidade foi contemplada com recursos do Subcrédito Social do BNDES, um programa que destina linhas de crédito para as empresas responsáveis por grandes obras em todo o país. No final do ano passado o prefeito Roberto Sobrinho esteve reunido com a diretoria do BNDES e apresentou ações prioritárias que deveriam ser contempladas por estes recursos, relacionadas à medidas emergenciais para o Trânsito, Saúde, Educação e Assistência Social. Dentro do plano de aplicação dos recursos do Subcrédito Social da empresa Santo Antônio Energia, responsável pela obra de Santo Antônio está a ampliação e reforma do SAMU.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti