Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito reúne com Pe. Vicenzo para balanço de ações no combate da dependência quimica


Prefeito reúne com Pe. Vicenzo para balanço de ações no combate da dependência quimica - Gente de Opinião

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, e o padre Vicenzo Sorce, da Casa Família Roseta, se reuniram nesta sexta-feira, 18, na Comunidade Porto da Esperança, para fazer um balanço das ações desenvolvidas pela prefeitura da capital, algumas em parceria com a entidade filantrópica. Junto com o prefeito estavam a primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, a secretária Ângela Aguiar, da secretaria municipal de Educação (Semed) e o diretor do Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps/AD) Ademir Pereira.

No encontro, o prefeito explicou que antes de sua gestão, Porto Velho não tinha políticas públicas voltadas à prevenção e tratamento de dependentes químicos. Hoje, há um conjunto de ações voltadas não só a quem busca se livrar do vício, como também as famílias dessas pessoas. “Uma das primeiras medidas que tomamos ao assumirmos a prefeitura, foi a criação do Conselho Municipal Antidrogas e depois o Centro de Atenção Psicossocial Álcool/Drogas (Caps/AD), que é o único existente em Rondônia, e não paramos por aí, veio o convênio com a Casa Família Roseta, que trabalha na recuperação das mulheres dependentes químicas e outros. Já a secretaria de Educação implantou, em parceria com a PM, o Proerd, realizado nas escolas com a capacitação de 576 professores para atuarem como multiplicadores da cultura da paz. A Casa da Juventude tem o Nós na Prevenção e nos próximos dias, estaremos inaugurando o Caps Infantil”, disse.

A primeira-dama, Lucilene Peixoto, lembrou de outro programa, que é voltado ao acolhimento dos funcionários da prefeitura que têm dependência química. “Antes do Roberto, o servidor que tinha esse problema era imediatamente demitido. Hoje, a prefeitura tem um programa que busca recuperar esse funcionário para que ele retorne ao convívio social, ao seio de sua família, ao invés de ser descartado como antes”, disse.
 

Tratamento e respeito

O diretor do Caps/AD, Ademir Pereira, disse que a dependência química deixou de ser considerada um desvio de caráter para ser tratada como uma questão de saúde pública, e que com o crescimento populacional de Porto Velho aumentou também a demanda pelo tratamento. “Existem cadastrados hoje no Caps duas mil e setecentas pessoas. Desse total, cerca de quatorze por cento são adolescentes na idade entre 10 e 14 anos. Das pessoas que buscam o Caps para se tratar, 40% desistem do tratamento. Quando isso acontece, fazemos visitas motivacional na casa do paciente na tentativa de fazer com que ele retorne ao tratamento”, adiantou.

Nos próximos dias a prefeitura iniciará outro serviço, o “Consultório na Rua”, que consistirá em visitas que serão realizadas em plena rua em uma Van. O público alvo será os moradores de rua. O padre Vincenzo agradeceu o apoio que o prefeito tem dado a Casa Família Rosetta em Porto Velho, criada através dos vários convênios firmados com a Prefeitura. O funcionamento da casa de apoio da comunidade terapêutica Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, é fruto de parceria com o município, que contratou profissionais para trabalhar na recuperação de mulheres que sofrem de dependência química. "Quero reafirmar o compromisso de continuarmos essa importante parceria", disse o padre.

Criada na Itália, no inicio dos anos 80 pelo padre Vicenzo Sorce, a Casa Família Roseta foi instalada em Rondônia em 1992 e desde então presta serviços à sociedade de Porto Velho. Entre as missões da Casa está a reabilitação química de homens, através da comunidade terapêutica Porto da Esperança e de mulheres através da comunidade Nossa Senhora Aparecida, assim como a reabilitação, educação e assistência social a crianças e adolescentes portadores de deficiência e suas famílias.

Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)