Sábado, 19 de maio de 2012 - 08h03
A secretária municipal de Transportes e Trânsito, Rosa Maria das Chagas, apresentou ao prefeito Roberto Sobrinho, ontem, sexta-feira, 18, o Centro de Controle Operacional (CCO) - Central Semafórica - instalado na Semtran para monitorar o trânsito de Porto Velho. O investimento feito pela prefeitura de Porto Velho com a nova tecnologia foi da ordem de R$ 1,8 milhão.
A secretária explicou que, por meio da central, é possível monitorar 100% os 92 cruzamentos com semáforos existentes na cidade. “Daqui da central temos como verificar qualquer problema que ocorra com os semáforos, como a queima de uma lâmpada ou a violação da caixa do sinal. O sistema acusa quando isso acontece.
O monitoramento permite também que a Semtran intervenha, a fim de aumentar ou diminuir o tempo do sinal, principalmente nos horários de pico, para dar mais fluidez à circulação dos veículos. A sinalização está instalada nos locais de maior fluxo.
O sistema conta também com um sistema de câmeras instaladas em locais estratégicos. As câmeras estão instaladas na Avenida Jorge Teixeira com a Pinheiro Machado; na Calama com a Rio Madeira; na Carlos Gomes com a Marechal Deodoro e na 07 de Setembro com a Brasília. Mais 10 câmeras estão em processo de aquisição. As câmeras têm giro de 360 graus na horizontal e de 180 graus na vertical e um zoom de 1.200 metros que permite a perfeita visualização das placas dos veículos e também acidentes de trânsitos ocorridos nesses pontos de monitoramento. A eficiência do sistema já chamou a atenção até da Polícia Militar que constantemente solicita à Semtran cópia das filmagens.
O prefeito justificou o investimento afirmando que a criação da central faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo município que visam dar mais segurança aos usuários do sistema. ”O trânsito em Porto velho cresceu muito nos últimos quatro anos. Saímos de sessenta e cinco mil veículos em dois mil e cinco para cento e oitenta e seis em dois mil e doze. É um número considerável. E esse é um problema novo na cidade”, disse o prefeito.
Além do aumento da frota de veículos, outro fator, afirmou o prefeito, contribuiu para o surgimento de gargalos no trânsito, a duplicação da BR 364 que praticamente isolou os bairros da zona Sul que ficaram com poucas vias de acesso para os outros bairros. Esse gargalo será resolvido com a inauguração dos seis viadutos que estão sendo construídos em Porto Velho.
Além da Central Semafórica, a prefeitura também já colocou em prática o sistema denominado de “onda verde”, que consiste na sincronização dos sinais de determinada via para que o condutor, ao pegar um sinal aberto, chegue nos demais semáforos também com a luz verde. A medida visa dar mais fluidez nos locais de maior movimentação. A prefeitura também está investindo na sinalização de pista, pintando faixas nos locais onde elas não existem e revitalizando em outros locais. “São investimentos importantes para fazermos frente a esse novo problema que vivemos. Vale ressaltar que quando assumimos a prefeitura, em 2005, existiam em Porto Velho apenas cinquenta cruzamentos sinalizados. Nós conseguimos dobrar a quantidade de semáforos dando mais segurança a quem utiliza o sistema viário da cidade”, frisou o prefeito.
Fonte: Joel Elias
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti