Segunda-feira, 19 de março de 2012 - 09h31
A primeira-dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, representando o prefeito Roberto Sobrinho se reuniu no distrito de Calama com representantes da Polícia Militar, da administração municipal local e da comunidade para conhecer o projeto de criação da Guarda Mirim. O sargento da PM, João Cardoso, explicou que a Guarda Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência, com retorno positivo em todos os lugares que foi implentado. Funciona como auxílio ao jovem de 14 a 18 anos e trabalha a colocação no mercado de trabalho com a oferta de cursos e oficinas profisionalizantes e ainda a complementação educacional. “ No horário contrário ao da escola, estes jovens passam por reforço escolar, atividades esportivas e culturais e outras. Este é um projeto assistencialista e com o tempo ganha novas perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética destas crianças e adolescentes”, explicou o sargento.
Ele explica que o projeto não se filia a nenhuma corrente religiosa, ideológica ou política e não está organizado em nenhuma estrutura rígida de comando. “O projeto será coordenado pela PM com a colaboração da comunidade e de parceiros e é uma forma de reforço na formação das crianças”, comenta.
Segundo o sargento, o projeto proporciona aos guardas mirins conhecimentos de Trânsito, Direito Constitucional, Ordem Unida, Hierarquia e Disciplina, Sobrevivência individual, Civismo e cidadania, Ética e etiqueta social, combate a endemias, noções de defesa pessoal, primeiros socorros, direitos da criança e do adolescente e Treinamento físico militar. Além de receberem dezenas de palestras inclusive instruções sobre combate as drogas.
Depois de ouvir atentamente sobre o projeto a primeira-dama disse que a prefeitura apoia totalmente todos os projetos que venham melhorar a qualidade de vida de sua população. “Tempos uma grande preocupação com nossas crianças e adolescentes. No centro urbano temos a Casa da Juventude que vem realizando muitos projetos que estão mudando a realidade de muitos adolescentes. São oferecidos cursos profissionalizantes e atividades esportivas e culturais com eles com o objetivo de formar cidadãos melhores e oportunizar que possam entrar para o mercado de trabalho e seguir um caminho melhor, longe das drogas e da violência. E com este mesmo pensamento queremos também realizar ações nas regiões mais afastadas e carentes de nossa cidade. Seja no eixo da BR, nas regiões ribeirinhas, queremos oportunizar a mudança na qualidade vida destas pessoas”, disse Lucilene.
O sargento explicou que está fazendo todo um levantamento de custos para a implantação do projeto. “Os guardas mirins precisam de um uniforme padrão, de um local para ofertamos as aulinhas e demais cursos e isto necessita de parceria”, explicou.
Lucilene sinalizou positivamente e disse que aguarda o projeto com todo o levantamento para apresentar ao prefeito como também aos demais possíveis parceiros.
Fonte: Meiry Santos
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti