Terça-feira, 9 de dezembro de 2008 - 11h39
Em busca de uma solução para o impasse ambiental estabelecido na Floresta Nacional do Bom Futuro, unidade de conservação federal de uso sustentável, localizada a 80 quilômetros de Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho conduziu a elaboração de uma nova proposta pela permanência dos produtores rurais do Rio Pardo na área, mudando o perfil econômico e político de proteção ambiental. A proposta foi elaborada atendendo as reivindicações dos próprios agricultores, em reunião na tarde desta segunda-feira (8) na Prefeitura.
"O compromisso da Prefeitura é encontrar uma alternativa para que essas famílias possam permanecer no local, evitando um caos social, e que de forma consciente possam desenvolver uma atividade econômica que não cause danos ao meio ambiente", afirmou o prefeito Roberto Sobrinho.
No documento, que será encaminhando ao Instituto Chico Mendes, os agricultores reivindicam um novo prazo para mudança da atividade agropecuária para agrossilvopastoril, a criação de um programa gradual de recomposição da floresta, aproveitando a mão-de-obra dos trabalhadores rurais, construindo uma política de recomposição da floresta que possa gerar renda. Eles concordam ainda com o desmatamento zero e o com o combate firme pelo fim do roubo de madeira na região.
No pequeno vilarejo de Rio Pardo, área de divisa dos municípios de Porto Velho, Buritis e Alto Paraíso, vivem hoje mais de 1.500 famílias. A exploração da área começou por volta de 1995. A economia do local é baseada na agricultura e agropecuária. O impasse para retirada das famílias da reserva começou há cerca de três anos. Em decisão recente, o Ministério do Meio Ambiente determinou a retirada de mais de 30 mil cabeças de gado, da unidade, o que torna inviável a permanência das famílias que não terão mais alternativa de renda.
A proposta elaborada pela Prefeitura, em parceira com os agricultores, aponta a alternativa para que as famílias que se instalaram no local possam permanecer lá e ter outra fonte de renda, respeitando o meio ambiente.
O encontro contou com a participação da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, representada pela deputada Daniela Amorim, Comissão de Agricultura, representada pelo deputado Ribamar Araújo, representantes da Embrapa, do Instituto Chico Mendes e de organizações de agricultores de Rio Pardo. Estiveram presentes também o prefeito eleito de Buritis, Elton Montes, e o vice-prefeito de Alto Paraíso, Marcos Leghi.
Fonte: Ascom
Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância
Em um marco histórico para o sistema judiciário de Rondônia, o deputado Alex Redano (Republicanos) participou da solenidade que oficializou a elevaçã
Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia
Após meses de trabalho, a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (
Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil
Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst
Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça
Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança