Sexta-feira, 30 de março de 2012 - 09h03
O projeto do Agente Mirim é uma ação das secretarias municipais de Saúde (Semusa) e de Educação (Semed), que busca trabalhar junto com as crianças da Rede municipal de Ensino o combate a Dengue, doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti que se prolifera em locais com o mínimo de água parada.
Nesta quinta-feira, 29 a equipe esteve na parte da manhã e tarde na escola Pedro Tavares Batalha, onde cerca de 60 alunos considerados os mais comunicativos, selecionados pela diretoria da escola, receberam uma capacitação sobre o que é a dengue, seus sintomas e principalmente, sobre os locais de possíveis focos. Os alunos recebem a camiseta do Agente Mirim, um checklist (ferramenta para fazer a inspeção e verificar se não há foco do mosquito da dengue na sua residência), e material informativo.
Um total de 18 escolas foram escolhidas para receber uma palestra, com vídeo bastante explicativo, além do apoio de um enfermeiro e uma Equipe de Educação e Saúde, composta por dois profissionais.
Noemi da Conceição Vieira, coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa, explica que antes de começar este trabalho, o Departamento de Epidemiologia realizou uma inspeção nas escolas municipais. “Eles detectaram 15 com foco da dengue. Com base nisso, estamos trabalhando com as escolas diagnosticadas e ampliamos com mais três, trabalhando a conscientização com as crianças, para que sejam agentes Mirins. Está comprovado que os alunos ficam atentos a atitudes que ocasionam em focos do mosquito e auxiliam no combate“, afirma.
Os locais onde mais foram encontradas larvas nas escolas foram: pequenos recipientes, depósitos de armazenamento de água, lixo, recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos. Após este diagnóstico foi realizado tratamento dos focos e solicitado a limpeza e eliminação dos recipientes.
A ação acontece até o dia 18 de abril, amanhã quem recebe a visita são os estudantes da escola Olavo Pires, no Bairro Aponiã. Confira a programação das escolas que receberão as capacitações de Agente Mirim, nos horários da manhã e tarde:
Vôo da Juriti - 26/03;
Ulisses Soares Ferreira - 27/03;
Engº Francisco Erse - 28/03;
Pedro Tavares Batalha -29/03;
Olavo Pires - 30/03;
Antonio Ferreira da Silva - 02/04;
Padre Chiquinho - 03/04;
Meu Pequeno Jones - 04/04;
Maria Izaura - 05/04;
Areal da Floresta - 09/04;
Joaquim Vicente Rondon -10/04;
Moranguinho -11/04;
Rio Guaporé -12/04;
Castanheira - 13/04;
Tancredo de Almeida Neves - 16/04;
Ermelindo Brasil - 20/03;
João Afro - 17/04
Maria Angélica - 18/04.
Fonte: Rebeca Barca
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti