Terça-feira, 24 de abril de 2012 - 16h48
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed), participou da comemoração dos 10 anos da Lei nº 10.436 que regulamenta a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A mobilização chamada “Libras é 10!”, aconteceu na Praça Getúlio Vargas, nesta terça-feira, 24, e faz parte do encerramento da semana de atividades alusivas à data ocorrida em escolas, faculdades, órgãos públicos e empresas.
Durante a mobilização, em frente ao Palácio do Governo, que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, houve a apresentação de poesias; um Aulão de Libras; do coral da Assembleia de Deus, Teatro ‘Arte Performance Surda’; Filmes; histórias de fantoches; dança e oficinas de grafite e desenho. Também teve a apresentação e premiação da logomarca vencedora.
A secretária municipal da Semed, Ângela Maria Aguiar representou o prefeito Roberto Sobrinho, na mobilização. ”A prefeitura tem promovido a educação inclusiva. Em 2005 quando o prefeito assumiu havia apenas dois alunos portadores de necessidades especiais, hoje, temos 570 alunos da Rede Municipal, dentre este, 18 com perda de audição e surdos. Para todos estes estudantes oferecemos uma sala de recursos multifuncionais que auxilia os alunos especiais de acordo com suas necessidades. 18 alunos é um número pequeno ainda. Queremos atender muito mais. Para isso estamos realizando um trabalho de organização dos espaços escolares e capacitação de professores, através da formação continuada com professores da educação especial. Estamos na segunda especialização oferecida pelo município para a educação especial, que engloba os surdos”, afirma.
Ela explica ainda que em parceria com a Funescola a prefeitura oferece, aos seus servidores, o curso. “Todo o final de ano a Funescola realiza um levantamento das demandas e este curso é frequente. Ele dá o apoio necessário para o professor cercear a dificuldade que o aluno tem no ambiente escolar”, disse Ângela.
Todas as atividades foram organizadas pelos associados da Associação dos Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos de Rondônia (APPIS), familiares dos surdos, voluntários, com o apoio de instituições públicas e privadas. Dulcilene Saraiva Reis, diretora Pedagógica da (APPIS), conta que os surdos do Brasil inteiro estão se mobilizando neste dia. “Eu sou professora de surdos com muito orgulho e Porto Velho precisa conhecer mais sobre eles. Precisamos de mais intérpretes e um dos nossos desafios é trazer professores concursados. A Lei 10.436/2002 foi um avanço importante para o Movimento Surdo, principalmente na área da educação. O Brasil é o único país do mundo com duas línguas oficiais: o português e a língua brasileira de sinais. Mais muita coisa ainda precisa melhorar, uma delas é a inserção da Libras como disciplina em todos os cursos de Formação de Professores, proporcionando a inclusão”, disse Dulcilene.
Em conversa com o estudante surdo Emmanuel Gurgel, 28, com a ajuda do intérprete Kevim Veloso ele disse que nasceu surdo e hoje, está fazendo o 7º período de arquitetura. Ele conta que essa mobilização é importante, pois possibilita que todos vejam que a categoria está se organizando e crescendo. “Antigamente existia uma dificuldade muito grande de pessoas com o conhecimento da língua de sinais. Aprendi desde pequeno observando os outros. Vejo que agora existe uma divulgação maior, mas ainda falta interesse”, sinalizou.
Libra
A Associação dos Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos de Rondônia busca meios para oferecer de forma gratuita o curso de Libras. Eles possuem professores, mas necessitam de espaço e material. Contudo quem desejar aprender libras, em Porto Velho, deve procurar a associação no Sated, na Avenida Sete de Setembro. Informações com Dulcilene pelo número 9217 2860.
Fonte: Rebeca Barca / Fotos: Medeiros
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti
Vereador Everaldo Fogaça participa da entrega de 304 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida
A cidade de Porto Velho viveu um momento histórico nesta quinta-feira, com a entrega das chaves de 304 apartamentos do residencial Porto Fino, empre
O Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), está propondo uma mudança importante para mulheres vítimas