Quarta-feira, 2 de maio de 2012 - 15h44
Equipes técnicas da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) estão realizando diversas visitas à região de Rio Pardo, União Bandeirantes, Nova Califórnia, e comunidades da BR-319. O objetivo é fazer um levantamento desta região para que seja desenvolvida uma política voltada aos produtores de grãos.
Segundo a secretária adjunta da Semagric, Clarice Braga, a última visita, ocorrida em Rio Pardo, já rendeu uma primeira etapa. “Conseguimos reunir a equipe que irá desenvolver a política voltada para produtores de grãos de Porto Velho, como milho, café, arroz e feijão, conforme o potencial de produção de cada localidade. O projeto será desenvolvido em parceria com a Emater, Seagri, Embrapa e Ceplac”, relatou.
Ainda de acordo com Clarice Braga, a equipe técnica da Semagric visitou, no último mês, duas cafeeiras em Rio Pardo, que desponta como forte produtor do grão. O secretário titular, Jeoval Batista, acompanhou o grupo e relatou que em cada uma delas existem dois secadores de café, mas foi detectado que as máquinas não são suficientes para atender 30 sacas ao ano. “Ainda neste mês de maio, a equipe voltará a Rio Pardo para cadastrar os produtores de café”, confirmou Jeoval.
A Semagric apoia na base da produção, ou seja, ajuda o produtor com a recuperação de áreas, correção do solo, com orientação técnica e outros serviços essenciais para o início do cultivo.
Parceria
Uma parceria firmada entre a prefeitura e o governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), vai fortalecer a agricultura familiar em Rio Pardo. O trabalho será feito por onde a Sedam já iniciou o licenciamento.
Cenário nacional
A produção nacional agrícola – considerando soja, milho, trigo, arroz e feijão – deverá alcançar 185,606 milhões de toneladas na safra 2021/22, representando aumento de 21,1% em comparação com o volume atual 2011/12. Os dados foram informados pelo Ministério da Agricultura.
A produção brasileira de grãos do período 2011/2012 chega a 157,8 milhões de toneladas, uma redução de 3,1% em relação à safra anterior, quando chegou a 162,958 milhões de toneladas. Os números são do sexto levantamento realizado pela Conab.
O milho e a soja, culturas de maior peso na produção, chegam a 83% de toda a safra, com um volume de 130,451 milhões de toneladas. O milho deve crescer 7,5%, considerando a safra total, estimada em 61,703 milhões de toneladas. No caso do milho segunda safra, a estimativa é de 25,804 milhões de toneladas, 20,1% a mais do que o colhido no período passado, quando registrou 21,481 milhões de toneladas. A produtividade deve chegar a 3,838 quilos por hectare, com aumento de 5,2% em relação à safra anterior de 3,647 kg/ha. Já a produtividade da soja deve cair 8,7%, ficando a produção em 68,749 milhões de toneladas.
Fonte: Meiry Santos
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti
Vereador Everaldo Fogaça participa da entrega de 304 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida
A cidade de Porto Velho viveu um momento histórico nesta quinta-feira, com a entrega das chaves de 304 apartamentos do residencial Porto Fino, empre
O Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), está propondo uma mudança importante para mulheres vítimas