Quinta-feira, 13 de março de 2008 - 06h47
O envolvimento efetivo da população nas ações de prevenção e o controle de vários tipos de doenças, entre as quais a dengue e a febre amarela. Este é o principal objetivo do Projeto Saúde Cidadã, lançado na manhã de ontem(11) pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O lançamento do projeto aconteceu na Igreja São Luis Gonzaga, no bairro Embratel, e reuniu autoridades, empresários, estudantes do ensino médio e universitários, representantes de várias instituições, da Igreja, de associações de bairros e a população em geral.
No período de chuvas há uma tendência maior de proliferação das doenças, por causa da formação de criadouros, devido ao acúmulo de águas da chuva. A meta é sensibilizar a comunidade da capital sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte, obedecendo às medidas de prevenção e controle das doenças.
O Saúde Cidadã também formará agentes multiplicadores que vão orientar a população em cada bairro, para tentar diminuir o índice de infestação do Aedes aegypti.
Nós queremos que as pessoas entendam que o poder público cumpre as suas obrigações com mais facilidade quando tem a participação e o envolvimento de uma comunidade consciente de suas responsabilidades, disse o secretário municipal de Saúde, Sid Orleans, acrescentando que todos os avanços na saúde do município só têm sido possível devido a determinação do prefeito Roberto Sobrinho de colocar a saúde como uma das prioridades de sua administração.
Segundo a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Régia Martins, a eficácia da ação depende da participação de toda a comunidade. Nós vamos desenvolver um trabalho não para a comunidade, mas com a comunidade e isso é que vai fazer a diferença no sucesso do Saúde Cidadã, enfatizou.
O lançamento do projeto se tornou uma grande reunião com pessoas convidadas de vários segmentos e bairros da capital, que assistiram a palestras como noções básicas sobre vetores; o que fazer com um caso suspeito das doenças; apresentação do Programa Nacional de Combate a Dengue; vacina contra a Febre Amarela além de informações sobre todas as Unidades Básicas de Saúde do município, onde a população pode receber o tratamento.
Participaram do lançamento do projeto, a secretária de Assistência Social, Benedita Nascimento, a Coordenadora de Mulheres, Mara Regina e Valdson Pinheiro, representando o deputado Federal Eduardo Valverde.
Fonte: Ascom
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u