Segunda-feira, 4 de junho de 2012 - 14h41
Como ocorreu nas Conferências Municipal, Estadual e Nacional sobre o direito das mulheres, as representantes da prefeitura mais uma vez irão defender o funcionamento 24 horas da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher e Família na capital de Rondônia. “Desde o início da gestão do prefeito Roberto Sobrinho, em 2005, já encaminhamos inúmeros documentos à Secretaria de Segurança Pública solicitando plantões 24 horas na delegacia, mas não fomos atendidas”, lamenta Sheila Tristão.
Segundo a diretora do Centro de Referência, a delegacia foi reformada e estruturada para o atendimento 24 horas. Além disso, os profissionais que ali trabalham, como delegadas, agentes e escrivães, dentre outros, já passaram por treinamento de capacitação. “Se o prédio está estruturado e a equipe capacitada, o que está faltando? Delegacia com plantões 24 horas é garantia de direito para as mulheres, pois a violência não tem data e nem hora para acontecer”, comentou.
Sheila Tristão afirma que os maiores índices de violência contra as mulheres em Porto Velho acontecem em dias de jogos de futebol e aos finais de semana, quando a delegacia está fechada. Nessas ocasiões, as vítimas são encaminhadas à Central de Flagrante, que não dispõe de estrutura e muito menos pessoal qualificado. “Sabemos que uma delegacia 24 horas não vai resolver o problema da violência, mas ajuda muito e é garantia de atendimento digno e especializado”, observou.
Metas
O objetivo do encontro é fortalecer as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e pactuar normas de atendimento, conforme especificado na Lei Maria da Penha. Também visa fortalecer a estratégia para atingir as metas do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, cujo objetivo é atingir 10% dos municípios brasileiros com serviços especializados à mulher vítima de violência e ampliar em 30% a quantidade dos serviços em todo o País.
Inscrições
As inscrições para o evento em Brasília poderão ser feitas até 30 de junho pelo site www.spm.gov.br. Na página há um formulário online para preencher os dados pessoais. Outras informações poderão ser obtidas enviando email para encontrodeams@spmulheres.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Centro
Por meio do Centro de Referência, a prefeitura presta atendimento psicológico, jurídico e assistência social às vítimas e seus filhos. As mulheres em estado de vulnerabilidade social ainda participam de cursos profissionalizantes para adquirir independência econômica e são inseridas em programas sociais. Os filhos também são assistidos. O Centro está localizado à Rua Almirante Barroso com Marechal Deodoro, n° 1236, região central da cidade. O telefone de contato é o 0800-647-1315.
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal