Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura promove encontro de ministra catadores de produtos recicláveis


Com o objetivo de melhorar a geração de renda dos catadores de produtos recicláveis em Porto Velho, o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico José Carlos Gadelha promoveu o encontro da ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, com representantes dos órgãos públicos federais estabelecidos na capital rondoniense e membros das duas associações de catadores organizadas pela prefeitura.

O objetivo do encontro, que aconteceu na tarde da última sexta-feira (10), no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, foi explicar o decreto do Governo Federal nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que estabelece a coleta seletiva solidária de produtos recicláveis (lixo) em todos os setores da administração federal.

A ministra falou da importância do projeto que abrange inclusão social, preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida para os catadores. Ela conclamou a todos os servidores federais para que "abracem" esta causa e coloquem o decreto em prática. Também pediu a adesão e o envolvimento dos órgãos municipais e estaduais, que, se possível, façam um trabalho integrado.

Ela enfatizou a necessidade de se formar comissões para coleta seletiva solidária em cada órgão, no prazo de 90 dias, como determina o artigo 5º do decreto, e a implantação do projeto no prazo máximo de 180 dias, prevista no artigo 6º.

Através de recurso audiovisual, Gadelha mostrou os benefícios que a prefeitura vem disponibilizando aos catadores, desde a organização em associações, orientações e venda dos produtos, além da infra-estrutura na comunidade da Vila Princesa, onde está instalado o "lixão municipal", dentre outros.

Os catadores elogiaram as ações da prefeitura, falaram das conquistas e de suas expectativas com relação aos resultados que podem obter através da coleta seletiva solidária nos órgãos públicos. Os servidores também "abraçaram" a idéia e se colocaram à disposição dos catadores para fornecer o principal material coletado por eles, que é o papel, além de outros mais.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)