Sábado, 11 de novembro de 2006 - 06h38
Com o objetivo de melhorar a geração de renda dos catadores de produtos recicláveis em Porto Velho, o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico José Carlos Gadelha promoveu o encontro da ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, com representantes dos órgãos públicos federais estabelecidos na capital rondoniense e membros das duas associações de catadores organizadas pela prefeitura.
O objetivo do encontro, que aconteceu na tarde da última sexta-feira (10), no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, foi explicar o decreto do Governo Federal nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que estabelece a coleta seletiva solidária de produtos recicláveis (lixo) em todos os setores da administração federal.
A ministra falou da importância do projeto que abrange inclusão social, preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida para os catadores. Ela conclamou a todos os servidores federais para que "abracem" esta causa e coloquem o decreto em prática. Também pediu a adesão e o envolvimento dos órgãos municipais e estaduais, que, se possível, façam um trabalho integrado.
Ela enfatizou a necessidade de se formar comissões para coleta seletiva solidária em cada órgão, no prazo de 90 dias, como determina o artigo 5º do decreto, e a implantação do projeto no prazo máximo de 180 dias, prevista no artigo 6º.
Através de recurso audiovisual, Gadelha mostrou os benefícios que a prefeitura vem disponibilizando aos catadores, desde a organização em associações, orientações e venda dos produtos, além da infra-estrutura na comunidade da Vila Princesa, onde está instalado o "lixão municipal", dentre outros.
Os catadores elogiaram as ações da prefeitura, falaram das conquistas e de suas expectativas com relação aos resultados que podem obter através da coleta seletiva solidária nos órgãos públicos. Os servidores também "abraçaram" a idéia e se colocaram à disposição dos catadores para fornecer o principal material coletado por eles, que é o papel, além de outros mais.
Fonte: Ascom
Vereador Everaldo Fogaça e prefeito Léo Moraes tratam de demandas do bairro Aparecida
Na tarde desta terça-feira, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes PODEMOS), reuniu-se com o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e líderes comunitários Pa
Após articulação da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) junto ao Ministério da Mulher,
Em uma iniciativa que visa atender às demandas do setor produtivo local, a vereadora Sofia Andrade, do Partido Liberal (PL), protocolou o Ofício n°
POLÍTICO POP DIGITALNa semana que passou, obvio que o assunto principal no meio político da Capital foi o início do mandato do prefeito Léo Moraes (