Quarta-feira, 4 de junho de 2008 - 15h35
A formatura da primeira turma de 30 alunos do curso de montagem e manutenção de computadores ministrado na Casa Brasil, sob a administração da Prefeitura de Porto Velho, marcará o lançamento do Plano Municipal de Inclusão Digital, no dia 13 de junho próximo. O plano prevê a doação de telecentros para entidades que realizam atividades sociais na Capital. Os telecentros serão formados com computadores doados, que serão recondicionados pelos alunos do curso de manutenção promovido na Casa Brasil. Além da oportunidade de profissionalização, o plano contempla a questão ambiental, já que dá uma sobrevida aos computadores que não teriam outro destino que não seja o lixo. Por outro lado, os telecentros ficarão à disposição de comunidades carentes, que poderão recorrer aos mesmos para ter acesso à Internet e também poderão ser utilizados para a realização de cursos profissionalizantes na área da informática, explica o coordenador Samuel Pessoa.
No dia 13 de junho, na Casa Brasil, depois da entrega dos diplomas aos formados, será feito um mutirão para o recondicionamento de computadores doados pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual. Em um levantamento prévio dos equipamentos já foi constatada a possibilidade da montagem de dois telecentros cada um composto com 10 micro computadores e uma impressora que serão doados para entidades das zonas Leste e Sul da Capital.
Estas entidades assinarão um termo de compromisso e como contrapartida terão que fornecer o espaço, móveis e monitores para a criação de unidades do Cyberjovem, para a realização de cursos de inclusão digital. A Coordenadoria da Juventude já articulou uma parceria com a Faculdade São Lucas, para a disponibilidade de estagiários do curso de Processamento de Dados, para atuarem como monitores. Durante um ano, a Casa Brasil se comprometerá com a manutenção dos microcomputadores.
Serão escolhidas as entidades que ofereçam melhores condições para a instalação dos telecentros, segundo Samuel Pessoa.
O Plano inclui a constituição de um Conselho Gestor, formado por representantes da prefeitura, da Casa Brasil e da sociedade civil. A nossa intenção é que o Plano de Inclusão Digital seja transformado em um programa da prefeitura, informa o coordenador.
Doações
Samuel Pessoa destaca a importância do Plano de Inclusão Digital para evitar que os computadores acabem no lixo. Este tipo de equipamento conta com metais pesados e outros componentes tóxicos, que podem provocar sérios riscos para a saúde, ressalta.
As pessoas interessadas em fazer doações podem ligar para a Casa Brasil, pelo telefone 3901 2803, ou 8452 2667 (falar com Jackson), que a equipe do órgão vai buscar os equipamentos nas casas dos doadores.
Como os telecentros vão funcionar com equipamentos básicos (os chamados terminais burros) ligados a máquina mais potente, mesmo os modelos mais antigos podem ser reaproveitados, segundo Samuel.
Cursos
Os cursos de manutenção e montagem de computadores oferecidos pela Casa Brasil são destinados a qualquer pessoa interessada, com idade mínima de 16 anos. Os cursos têm uma carga horária de 60 horas. Os concluintes do curso farão parte do Instituto Caboco Digital, voltado para o trabalho de inclusão digital e social. O lançamento do Instituto será feito no dia 13 de junho, durante a cerimônia de formatura.
Fonte: Ascom
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u