Terça-feira, 16 de outubro de 2018 - 17h03
Ser solidário, ajudar ao próximo e receber sorrisos foi a essência do primeiro evento Observatório Solidário.
O Observatório Solidário é uma ação beneficente, realizada pela Associação do Observatório Ambiental Jirau de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (Observatório Ambiental Jirau) e Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), que aconteceu no dia 22 de setembro na E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré.
De acordo com o cantor Raul Seixas, “Sonho que se sonha junto é realidade”, por isso, a organização do evento buscou parcerias para concretizar as ideias que estavam apenas no papel. Dessa forma, o poder público municipal, estadual, empresas, instituições públicas e privadas somou o número de 85 parceiros, que realizaram os atendimentos nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, esporte, lazer e responsabilidade social. E a comunidade, também, foi personagem principal, pois 35 voluntários participaram da organização e mobilização do evento.
A partir de 2018, o evento é parte do Calendário Ambiental de eventos do Observatório e tem por objetivo atender as necessidades da comunidade de Nova Mutum Paraná e adjacências.
Neste ano, foram realizados mais de 730 atendimentos, oferecidos gratuitamente, que prestaram os seguintes serviços: exames preventivos, atendimento odontológico, doação de mudas, recreação infantil, corte de cabelo, agendamento e triagem para emissão de documentos, dosimetria de mercúrio, teste neuropsicológico, aferimento de pressão, glicemia capilar, Cadastro Único, recadastro e transferência do CAD. Além de todas essas atividades, a comunidade recebeu orientações sobre: o meio ambiente, empreendedorismo para Microempresário, extensionismo rural, assuntos referentes à mulher e a respeito das queimadas em geral. Assim, foi possível levar cidadania e diversão para a comunidade.
Segundo o participante do evento, Elson Martins, eventos como o Observatório Solidário são muito importantes para localidades pequenas como Nova Mutum Paraná: “Fui atendido na unidade móvel do Tudo Aqui, que durante o evento está realizando agendamento e triagem para a emissão de documentos. Esse evento trouxe facilidade, pois aqui consigo agilizar o processo da emissão dos meus documentos”.
A solidariedade foi o ponto chave do evento, sendo representada pelos voluntários da comunidade de Nova Mutum Paraná, que doaram uma parte do seu tempo para ajudar o próximo, pelos parceiros e patrocinadores, que se dispuseram a ajudar o Observatório e a COOPPROJIRAU a concretizar o sonho de levar serviços gratuitos para comunidade.
O Observatório Ambiental Jirau e a COOPPROJIRAU agradecem à todos os voluntários, parceiros, patrocinados por ajudar na transformação de uma ideia em ação por meio do Observatório Solidário. Agora, além de comemorar esse sucesso, já é o momento de pensar no próximo, que venha o Observatório Solidário 2019!
Saiba quem são os amigos do Observatório Solidário 2018:
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l