Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Programa Arca das Letras é implantado em Rondônia


O projeto-piloto do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, desenvolvido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, será implantado em Rondônia, segunda-feira (04), às 14 horas, com a instalação de uma biblioteca no assentamento São Pedro, município de Nova Mamoré. A ação faz parte de uma estratégia do Programa em parceria com a Delegacia Federal do MDA de Rondônia e do Programa Nacional de Crédito Fundiário para identificar o perfil das comunidades rurais e articular a ampliação das bibliotecas no Estado.

Cem famílias do assentamento São Pedro, localizado no município (fronteira com a Bolívia), serão beneficiadas com a biblioteca e contarão com dois dos seus moradores para incentivar a leitura e realizar o empréstimo dos livros. Eles serão capacitados como agentes de leitura, voluntários escolhidos pela comunidade.

Cada arca possui 200 livros, de literatura, didáticos e de pesquisa, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania.

Desde o lançamento do Programa, em dezembro de 2003, foram implantadas 2.361 bibliotecas em 21 Estados brasileiros, atendendo mais de 200 mil famílias com mais de 500 mil livros distribuídos e a capacitação de mais de 4 mil agentes de leitura. As Arcas também estão presentes em Cuba e Timor Leste, como cooperação técnica solidária.
 
Programa Arca das Letras
 
Criado em 2003, o Programa Arca das Letras é desenvolvido pela Coordenação de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA, com o objetivo e incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. 

Além de estimular a leitura, as expressões culturais e o processo participativo nas comunidades, que escolhem os assuntos que vão compor o acervo, o local onde a biblioteca vai ser instalada e indicam os agentes de leitura.

O programa possui uma rede de parceiros como o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/FNDE/MEC, Ministério da Cultura, Ministério de Minas e Energia/Luz para Todos, Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, Centros Culturais Banco do Brasil, OnG Missão Criança e movimentos sociais e sindicais ligados aos trabalhadores rurais. 

As Arcas são fabricadas como parte de projetos sociais contando com o apoio de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Prefeituras Municipais, detentos das penitenciárias de Petrolina/PE, Fortaleza/CE, Mossoró/RN, Vila Velha/ES e alunos em situação de risco social no Rio Grande do Sul (Fundação Pão dos Pobres) e portadores de necessidades especiais no Piauí (Centro de Profissionalização Integrado - CEPI), com recursos arrecadados das bilheterias dos CCBBs.

Fonte: INCRA/RO Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)