Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Recuperação da Madeira-Mamoré


A Prefeitura de Porto Velho começou o trabalho de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, obra há muito esperada pela população, e que deve dar novo impulso ao turismo da Capital. Os tapumes foram colocados no canteiro de obras, dando início à reforma do galpão onde funcionava a oficina da ferrovia.

O presidente da Fundação Iaripuna, Ariel Argob, disse que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) já autorizou a execução da obra, após concluir o laudo técnico. Nesta primeira etapa serão recuperados os três galpões do complexo cujo investimento está orçado em cerca de R$ 2 milhões, já disponíveis na Caixa Econômica.

Na última quinta-feira (27), Argob organizou um ato público na Praça da  Estrada de Ferro para explicar o trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura, bem como os benefícios que a revitalização trará para a população e para  a economia do município com o incremento do turismo. Ariel Argob lembra que nos os estados onde o patrimônio histórico foi revitalizado, a iniciativa recebeu a aprovação e o apoio da população.

O prefeito Roberto Sobrinho inclui a obra no projeto de revitalização do centro da cidade realizado pela Prefeitura, em parceria com várias instituições, com a meta de recuperar praças e outros espaços públicos. Ele lembrou que a dificuldade inicial para a liberação de recursos para a Madeira-Mamoré era a falta de um projeto. "A partir do momento em que o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) aprovou o nosso projeto, pode-se iniciar a obra com tranqüilidade", disse.

Idealizado pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), o projeto será executado em três fases. A primeira será a recuperação dos galpões onde serão instaladas oficinas de teatro, música, dança, artesanato e pintura. No galpão da marinha, além de oficinas no térreo, será construído no segundo piso um teatro, dois camarins, banheiros. No segundo piso a visão será panorâmica, tanto para o rio Madeira como para a Avenida 7 de Setembro.

O segundo galpão contará com duas salas de espetáculos para eventos diversos e mais um teatro de arena. Já o galpão onde funciona o museu, contará também com um piso superior, onde funcionará uma biblioteca, o museu e mais um espaço para exposições. Na parte inferior serão instaladas duas lanchonetes e dois restaurantes. O prédio onde funcionava a estação também será recuperado. Todos os espaços serão dotados de acesso aos portadores de necessidades especiais. 

Numa outra etapa do projeto está prevista a urbanização do espaço, com a construção de calçadas, praça de alimentação, playground, pista para corrida, quadra poliesportiva, ciclovia e acesso diferenciado para pedestre e veículos. Todo o projeto está orçado em R$ 20 milhões.

Além dos recursos federais, a expectativa do prefeito é que ao ser contemplado com a Lei Ruaner, a Prefeitura encontre mais facilidade para conseguir firmar parcerias com o setor privado, visto que a lei prevê a dedução do valor investido no Imposto de Renda. "Este processo já está tramitando no Ministério da Cultura, assim como também está sendo negociada a transferência de todo aquele espaço para a Prefeitura", afirmou Roberto.  

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Lucio Mosquini Celebra Conquista para Produtores Rurais com Resolução do Conselho Monetário Nacional

Deputado Lucio Mosquini Celebra Conquista para Produtores Rurais com Resolução do Conselho Monetário Nacional

O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou uma grande vitória para os produtores rurais que enfrentavam dificuldades devido a embargos em suas

Reunião entre prefeito Léo Moraes e vereadores: desafios e falta de diálogo marcam o encontro

Reunião entre prefeito Léo Moraes e vereadores: desafios e falta de diálogo marcam o encontro

Na última reunião realizada entre o recém-diplomado prefeito Léo Moraes (PODEMOS) e um grupo de onze vereadores, o clima foi de tensão e descontenta

Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC

Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC

Na sessão realizada na noite da última quinta-feira (19), a Câmara dos Deputados votou e aprovou o Projeto de Lei 4614/24, que propunha alterações c

Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa

Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa

O presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Cruz (Avante) foi o deputado estadual mais atuante de 2024, segundo apontou uma sondagem realizada pelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)