Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Relator pede a cassação do mandato de Valter Araújo


Ao ler o seu parecer final, o relator da Comissão Parlamentar Processante Provisória (CPPP), deputado Edson Martins (PMDB) pediu a cassação do mandato do deputado estadual Valter Araújo (PTB), que continua foragido. Segundo o relator, a perda do mandato de Valter Araújo tem como base no apurado durante as investigações da Comissão, com fundamento constitucional e regimental. Ele rejeitou as alegações da defesa do parlamentar, que contestou a legalidade da criação da Comissão Processante. O advogado de Valter alertou ainda para a não concessão de amplo direito de defesa, o que foi rechaçado no parecer de Martins.
 

Relator pediu a suspensão do mandato de deputados por 30 dias, sem receber salários

Em relação aos deputados Zequinha Araújo (PMDB), Ana da 8 (PTdoB), Saulo Moreira (PDT), Epifânia Barbosa (PT), Jean Oliveira (PSDB), Euclides Maciel (PSDB) e Flávio Lemos (PR), Edson Martins emitiu o seu parecer pedindo a mesma punição para todos eles: afastamento temporário do mandato, por 30 dias e suspensão dos vencimentos pelo mesmo período.

Em seu relatório, o deputado citou que “o parlamentar tem a obrigação de agir de forma legal, moral e ética durante o exercício parlamentar. Essa Comissão constatou ainda que há subsídios suficientes para individualizar as condutas dos representados”.

Edson Martins escreveu ainda que “quanto ao recebimento de vantagens indevidas, não ficou comprovada a existência de repasse de valor, apesar as interceptações telefônicas. Há fortes indícios de solicitação e até recebimentos, mas em momento algum houve interesse da autoridade policial em asseverar as acusações e consequente flagrante de recebimento de vantagens. Os alegados repasses financeiros eram, em tese, feitos mês a mês, mas não restou comprovada essa manobra”.

Segundo Martins, “os deputados agiram com ausência de zelo, conforme já exposto. Houve comportamento indecoroso e reprovável de parlamentares. Houve exposição negativa do Parlamento e o decoro parlamentar foi desrespeitado, junto com a imagem pública e a honra do Legislativo Estadual”.

Edson Martins fez a leitura da punição individual dos demais sete deputados acusados pela Operação Termópilas, iniciando pelo deputado estadual Flávio Lemos (PR), que “praticou transgressões graves e por isso, a punição é a perda de mandato por um período de 30 dias, conforme preceitua o Regimento Interno da Assembleia e suspensão dos subsídios pelo mesmo período”.

Já a deputada Ana da 8 (PTdoB), segundo o relator, “cometeu atos que justificam a punição a uma pena de suspensão do mandato, por um período de 30 dias e suspensão dos vencimentos por igual período”.

A deputada Epifânia Barbosa (PT), segundo o relator, “feriu o decoro parlamentar, a honra e a dignidade, expondo negativamente na mídia a Assembleia Legislativa, como representante do povo e por isso, foi condenada à perda temporária do mandato por 30 dias e suspensão de seus vencimentos nesse período”.

O deputado Saulo Moreira foi punido com a perda temporária do mandato por 30 dias e dos vencimentos, por igual período. O relator citou as filmagens feitas pela Polícia Federal no estacionamento de um supermercado, onde o deputado receberia uma caixa de pessoas ligadas ao deputado Valter Araújo. “Mas, não é possível afirmar que houve o recebimento de vantagens, mas sim que expôs negativamente a imagem do Legislativo”, disse o relator.

Já o deputado Jean Oliveira foi também punido com o afastamento do mandato e suspensão dos vencimentos por 30 dias, pelas mesmas razões dos demais parlamentares: “conduta incompatível com a função parlamentar e exposição negativa do Parlamento Estadual”.

Para o deputado estadual Euclides Maciel, o relator pediu a mesma punição dos demais: suspensão do mandato pelo período de 30 dias e dos vencimentos pelo mesmo período. As alegações para a sentença de Maciel foram a exposição do Parlamento e quebra de decoro.

Zequinha Araújo foi acusado de agir em desacordo com os deveres do cargo que ocupa, com base nas gravações telefônicas e ambientais feitas pela Polícia Federal. “Há dúvidas sobre o seu comportamento ético e sobre a sua idoneidade parlamentar, além de expor esse Poder Legislativo”, escreveu o relator. Zequinha, a exemplo dos demais, foi condenado à perda temporária do mandato, por 30 dias, e suspensão dos vencimentos pelo mesmo período”.

Parecer do relator é aprovado por unanimidade

Para encerrar a reunião, os deputados da Comissão Parlamentar Processante Provisória (CPPP) procederam o voto no parecer do relator Edson Martins (PMDB). Adelino Follador (DEM) foi o primeiro a votar e votou favorável ao relatório.

Em seguida, o deputado Lorival Amorim (PMN) votou favorável ao relator, pela cassação do deputado Valter Araújo (PTB) e punição aos demais sete deputados.

Valdivino Tucura também votou favorável ao relator e o relatório recebeu quatro votos favoráveis e uma abstenção regimental, do presidente da CPPP, deputado José Lebrão (PTN).

Para finalizar os trabalhos, foi lida a ata da finalização da reunião da Comissão Processante e confirmada a aprovação do parecer do relator, com a punição de perda do mandato para o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB) e suspensão de 30 dias do mandato e dos vencimentos pelo mesmo período, dos deputados Zequinha Araújo (PMDB), Ana da 8 (PTdoB), Saulo Moreira (PDT), Epifânia Barbosa (PT), Jean Oliveira (PSDB), Euclides Maciel (PSDB) e Flávio Lemos (PR).

Fonte: ALE/RO

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)