Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reunião do Consórcio Brasil Central em Goiânia define metas para 2017



A reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, ocorrida na sexta-feira (3), em Goiânia (GO), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, abriu o terceiro ciclo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central voltado às medidas que beneficiam os estados membros (Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Gente de Opinião

Governador Confúcio destacou as inovações em Rondônia, a exemplo da Infovia

Durante a assembleia, foram aprovadas várias ações, entre elas uma consultoria que vai orientar os governadores a montar uma estratégia de exportações no bloco. Também ficou definido que na próxima reunião em Cuiabá, programada para os dia 7 e 8 de abril será apresentado um planejamento estratégico completo de investimentos do consórcio.

De acordo com o presidente do Consórcio Brasil Central, Marconi Perillo, governador de Goiás, o fundo criado pelo  consórcio possui em caixa R$ 10 milhões, e até o fim deste ano os valores chegarão a R$ 13 milhões. “Esses recursos estão sendo usados parcimoniosamente com essa carteira de projetos, especialmente projetos tangíveis, e nós vamos aprová-los na próxima reunião e começar rapidamente a executá-los, explicou Perillo.

“Ainda não há uma definição final, mas avançamos no sentido de que esse mercado comum deva englobar a questão de sanidade animal e vegetal, segurança pública, incentivos fiscais e, principalmente, a questão tributária”, disse o presidente do Consórcio.

Após o círculo de palestras, os governadores falaram das perspectivas de cada estado frente à nova realidade econômica. O governador Confúcio Moura destacou o Projeto Brasil Digital, apresentado pelos pesquisadores Cláudio Gastal e Afonso Lamounier (MBC/SAP), que trata sobre política digital. Confúcio afirmou que Rondônia tem interesse no assunto. Nós estamos precisando apenas de regular a internet no estado e essa experiência apresentada aqui vai nos orientar a essa efetividade”, garantiu.

“Em Rondônia nós temos fibra óptica que se estende na linha de transmissão e todos os grandes municípios do estado até o final do ano estarão interligados”, adiantou.

Em Porto Velho, segundo o governador, já foram investidos 326 quilômetros em fibra óptica dentro do perímetro urbano. “Os poderes já estão utilizando, a prefeitura, mas sem nenhuma regulação, sem nenhuma norma, sem nada e o custo ficando todo para o estado. Nós precisamos desta normatização, dessa regulação e a implantação efetiva do Governo Digital no Estado ”, frisou.

Confúcio Moura explicou que Rondônia contraiu empréstimos, junto ao banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os investimentos foram feitos em grande parte, outros, em parcerias com a Telebras. Atualmente há uma plataforma bem delimitada e o que é preciso fazer agora é uma organização prática e colocar à disposição da população a internet gratuita em praças, rodoviárias, aeroportos, escolas e outros ambientes comuns.

A solenidade de abertura do Fórum contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo, que foi prestigiar o evento e falar aos governadores dos novos investimentos do governo federal para o setor habitacional. Araújo disse que a partir de março haverá novas contratações do programa Minha Casa, Minha Vida; e que o Governo Central fará incrementos no Cartão Reforma, além de estabelecer um novo modelo de assistência à habitação que necessitará da participação dos estados com a contrapartida no sistemas de mutirão.

PALESTRAS

  • Programa Goiás mais competitivo – Segplan –GO
  • Programa de austeridade do Governo de Goiás – Segplan –GO
  • Apresentação do iGO – Ferramenta de apoio a investidores – Danilo Ferreira
  • Case do Estado de Rondônia – Marina Cançado, da Agência Brasil do Futuro
  • Líderes em Administração – Case de Londrina/PR Erick Jaques, do Vetor Brasil
  • Projeto Brasil Digital – Cláudio Gastal e Afonso Lamounier (MBC/SAP)
  • Apresentação consultoria Roland Berger – Antônio Manuel p. Bernardo.

Além de Confúcio e Marconi Perillo, participaram do Fórum em Goiânia os governadores Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS) e Rodrigo Rolemberg (DF), além do convidado Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão.


Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Zózimo Macêdo
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)