Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Revista do Controle Externo Brasileiro é lançada no TCE-RO



Revista do Controle Externo Brasileiro é lançada no TCE-RO - Gente de Opinião
 O conselheiro presidente Edilson de Sousa em seu pronunciamento
na abertura do evento de lançamento da revista da FenasTC

Foi lançada na última segunda-feira (15) no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), em Porto Velho, a publicação “Controle Externo Brasleiro em Revista”, elaborada pela Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FenasTC). O evento foi realizado pelo Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do TCE de Rondônia (SindControle) e pela FenasTC, com o apoio da Corte de Contas rondoniense.

A mesa contou com os presidentes da FenasTC, Amauri Perusso, e do SindControle, Etevaldo Rocha, e pelo TCE-RO, do conselheiro presidente Edilson de Sousa, do secretário geral de Controle Externo, José Luiz do Nascimento, do diretor-geral da Escola Superior de Contas, Raimundo Oliveira, e do procurador-geral do Estado junto ao Tribunal, Fábio de Sousa.

Abrindo os trabalhos, o presidente do SindControle, Etevaldo Rocha, que é servidor do TCE-RO, agradeceu a presença de todos, destacando a necessidade e relevância de se discutir, em Rondônia, temas relativos à carreira de auditoria.

Já o conselheiro Edilson de Sousa falou da importante contribuição dada pelos servidores que integram a carreira de auditoria não só para o exercício da fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas em Rondônia, como também para a própria consolidação do sistema nacional de controle externo.

“Em tempos como os de agora, em que temos uma crise de moralidade pública e o combate à corrupção como prioridade, a fim de superarmos as dificuldades que nos é imposta, vejo com bons olhos essa reflexão trazida pela FenasTC e por todos os agentes públicos que a integram por meio dessa revista”, disse, sugerindo ainda que a distribuição da publicação não fique restrita ao universo dos Tribunais de Contas, mas se expanda à toda sociedade.

CONTROLE

O presidente da Fenastc, Amauri Perusso, que é servidor do TCE do Rio Grande do Sul, em sua explanação, também citou a necessidade dos TCs atuarem mais efetivamente no combate à corrupção, tanto aprimorando sua atuação como órgão de controle externo, quanto incentivando os controles interno e social, que integram o tripé de fiscalização dos gastos públicos.

Nesse sentido, disse ser essencial que as auditorias sejam realizadas concomitantemente e não a posteriori às obras que estão sendo feitas e aos serviços prestados, uma vez que auditar meses ou anos depois e descobrir a irregularidade pouco ajuda no processo de fiscalizatório. “Prova disso é que, na média nacional, menos de 9% do que foi desviado é recuperado”, acrescentou.

Foram abordados ainda outros temas, como segregação de funções nos Tribunais de Contas; definição de competências, garantias e prerrogativas da auditoria de controle externo; carreira nacional de auditoria e formação do Conselho Superior de Auditoria; transparência e publicidade ativa dos relatórios técnicos, entre outros. Ao final, os participantes receberam um exemplar da revista lançada pela FenasTC.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância

Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância

Em um marco histórico para o sistema judiciário de Rondônia, o deputado Alex Redano (Republicanos) participou da solenidade que oficializou a elevaçã

Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia

Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia

Após meses de trabalho, a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)