Terça-feira, 10 de abril de 2012 - 16h07
Em encontro, que teve como foco a logística privilegiada da Hidrovia do Madeira, o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia, Ricardo Sá, se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Denis Baú, o vice-presidente da Fiero, Adilson Popinhak, o delegado da Delegacia Fluvial de Porto Velho (DelPVelho), Capitão Amilton Rodrigues e o superintendente da Fiero, Gilberto Baptista. A reunião, realizada na Soph, também discutiu os desafios da navegabilidade no Rio Madeira e as estratégias de melhoramento da hidrovia.
Para mapear as condições de navegabilidade no Rio Madeira, Ricardo Sá coordenou uma expedição que percorreu 1.180 km pelo Rio Madeira e, junto com representantes da Marinha do Brasil, da DelPVelho e Fiero, identificou 32 pontos críticos para a navegação até Manaus (AM). Ricardo Sá destacou na reunião que a expedição foi de fundamental importância para conhecer a realidade dos rios e portos visitados e assim pressionar o Governo Federal a fazer investimentos na Hidrovia do Madeira. “Esses investimentos tornarão Rondônia bem posicionada, tanto no mercado nacional como internacional e mais competitiva em relação a outras regiões brasileiras. O primeiro passo é consolidar a Rota do Pacífico, tornando a Hidrovia do Madeira um canal de passagem obrigatório dos produtos destinados ao parque industrial de Manaus, como já foi no passado”, disse.
Para Ricardo Sá, é necessário fazer investimentos substanciais que viabilizem a expansão geoeconômica possibilitada pela abertura de novas fronteiras de mercado através do Rio Madeira. O diretor-presidente da Soph também destacou o papel relevante do Porto Organizado de Porto Velho que é responsável pelo transporte de boa parte das riquezas produzidas em Rondônia e nos estados vizinhos. “E quando se trata de exportações e importações é importante salientar a situação geográfica privilegiada de Porto Velho. Tanto no modal rodoviário como no hidroviário, Rondônia possui largas vantagens se comparada a qualquer outro estado da Região Norte do país. A logística excepcional permite as negociações com os países andinos, asiáticos e toda América do Sul”, comentou.
Como já vem fazendo desde que assumiu a direção do Porto Organizado de Porto Velho, Ricardo Sá tem intensificado a busca por recursos federais que viabilizem tanto as operações portuárias como a manutenção e utilização da Hidrovia do Madeira.
Fonte: Decom
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti