Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

RO e Peru avançam na definição de pautas de comércio



As relações comerciais com o Peru são extremamente positivas, destacou o superintendente estadual do Desenvolvimento, Basílio Leandro, durante evento que reuniu empresários rondonienses e peruanas. O evento aconteceu nesta terça-feira (13), numa casa de eventos em Porto Velho.

Gente de Opinião

Basílio Leandro apontou as oportunidades existentes em Rondônia e os benefícios que podem ser obtidos pelos importadores e exportadores

O comércio entre Rondônia e Peru é uma realidade e se aperfeiçoa e amplia a partir de debates com missões binacionais. Os entendimentos para dar mais vigor ao intercâmbio são mantidos regularmente por missões dos dois lados.

O vice-governador Daniel Pereira abriu a reunião Missão Peru – Rondônia – Peru 2016, acentuando o interesse dos países em fortalecer a parceria. Ele apontou produtos que podem ser comercializados.

Durante o encontro, realizado pela Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), autoridades peruanas apresentaram perspectivas positivas para o fortalecimento dos laços comerciais, indicando como proceder para realizar bons negócios no país.

Basílio Leandro fez o mesmo em relação ao Brasil, apontando também as oportunidades existentes em Rondônia e os benefícios que podem ser obtidos pelos importadores e exportadores.

Empresários de diversas áreas ouviram explanações sobre a variedade de negócios que podem ser potencializados entre Rondônia e Peru.

De Rondônia já saem para o comércio peruano contêineres com peixe e soja, milho e arroz, por exemplo. A carne, liberada recentemente para exportação, é o próximo item a compor esta relação.

Como o Peru é exportador de café, há entendimentos para que o produto de Rondônia seja comercializado como insumo para o mercado daquele país.

Rondonienses e peruanos também debateram a logística do comércio na busca por alternativas rentáveis frente ao formato atual, que tem a maior parte do trajeto feito pela BR -364 e demoram 45 dias para ser completado. A carretera, a rodovia Transoceânica, reduz o tempo da viagem para 15 dias.

A delegação peruana é liderada pelo vice-ministro do Comércio Exterior Edgard Vasquez Vela tem ainda cônsul geral do Peru no Acre, Rondônia e Mato Grosso Felix Vasquez Solis, o diretor-geral do Escritório Comercial do Peru no Brasil Antônio Castillo, e Fernando Cerna, diretor de Facilitação de Mercado Exterior.

Leia mais:
Missão Peru-Brasil debate relações comerciais e logística em Rondônia


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Gente de Opinião Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)