Terça-feira, 23 de outubro de 2007 - 17h01
Abdoral Cardoso
Rondônia sediará pela primeira vez um encontro nacional de diretores-gerais da Justiça do Trabalho. O evento, que contará com a participação de representantes dos 24 Regionais e também do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, será realizado de 24 a 27 de outubro em Porto Velho e Guajará-Mirim. A abertura nesta quarta-feira (24), às 9h, no auditório do Aquarius Selva Hotel, em Porto Velho.
Segundo o diretor-geral do TRT de Rondônia e do Acre, e um dos cinco coordenadores que atuam na Comissão de Validação do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), Lélio Lopes Ferreira Júnior, essa ferramenta prevê a padronização de todas as rotinas administrativas no âmbito da JT.
Durante as plenárias e palestras do XII Encontro Nacional de Diretores-Gerais serão discutidos temas como sustentabilidade, a reforma previdenciária no serviço público, responsabilidade social, plano de cargos e salários, mecanismos de controle de gestão pública pelo Tribunal de Contas da União, padronização da estrutura física e de pessoal da Justiça do Trabalho, plano nacional de saúde e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa.
Lélio Lopes prevê para esses três dias uma grande troca de experiências entre os representantes regionais e, também, com os assessores do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do TST. A assessora de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da JT, Ana Cláudia Mendonça, é um dos oito palestrantes convidados e abordará o tema "O PCS e os desafios para a gestão de pessoas".
Abertura
Às 9h, o juiz-presidente do TRT, Carlos Lôbo, fará o discurso de abertura do evento, e às 10h30, a juíza e vice-presidente, Maria Cesarineide Lima, ministrará uma palestra sobre o funcionamento do Critério Cidadão e Sociedade, do Programa "Gespública" do TRT da 14ª Região.
No final da manhã, a juíza Socorro Miranda abordará o tema "O Programa da Qualidade do TRT da 14ª Região", responsável pela mudança de paradigmas entre magistrados e servidores, com reflexos diretos na oferta de melhores serviços à sociedade.
À tarde, o superintendente de desenvolvimento sustentável do Banco Real, Carlos Nomoto, aborda o tema "Sustentabilidade", seguido do consultor da Anajustra, Nelson Dantas, que irá ministrar a palestra "Plano de Saúde da Justiça do Trabalho", antecedendo o encerramento do primeiro dia de atividades, que contará com a palestra do secretário de controle externo do TCU em Rondônia, Carlos Welligton, "O Sistema de Registro de Preços e O Instituto da Adesão (carona). A Interpretação do Tribunal de Contas da União".
Guajará-Mirim
Quinta-feira (25/10), os participantes seguem pela manhã para Guajará-Mirim, onde à tarde o diretor-geral de Coordenação Administrativa da 4ª Região, Luiz Fernando Taborda Celestino, ministra a palestra "A Padronização da Estrutura Física e de Pessoal da Justiça do Trabalho, e o instrutor João Araújo Magalhães Filho fala sobre "A Reforma Previdenciária no Serviço Público".
Às 19h, o diretor-geral do TRT da 9ª Região e membro da Comissão Validadora do Siga, Osman Cesar Bozzo, fará uma apresentação da fase de validação e outros procedimentos do projeto que busca uma nova identidade administrativa para a "justiça obreira", voltada para uma administração profissional que almeja atender a sociedade organizada sempre com excelência.
O termo de referência do Siga foi validado em setembro de 2007 e agora está em fase de consulta pública, para que seja deflagrado o processo de licitação dessa ferramenta. Segundo ainda Lélio Lopes, a implantação do Siga vai acabar com a "cultura" do retrabalho e gerar economia de recursos e maior rapidez no trâmite dos processo trabalhistas, visando à excelência na prestação dos serviços colocados à disposição da sociedade.
Dia 26, depois das últimas plenárias, os diretores-gerias se reunirão para a elaboração da "Carta de Rondônia", que reunirá todas as propostas e conclusões do encontro.
Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç