Terça-feira, 19 de agosto de 2008 - 22h09
A Secretaria Nacional de Defesa Civil alerta sobre a baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas em vários Estados, inclusive Rondônia.
Daniel Panobianco As temperaturas não param de registrar quebra de recordes em Rondônia. Desde o final de julho, as estações meteorológicas espalhadas pelo Estado registram dia após dia décimos acima, com picos próximos de 40°C no interior.
Calor - Nesta terça-feira, Ariquemes, distante 198 quilômetros de Porto Velho, registrou a maior temperatura do ano. Na estação meteorológica da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental), a máxima atingiu 38°C às 14 horas (local). Esta marca de máxima durante o mês de agosto é a maior desde 2002, quando os dados começaram a ser coletados. Já na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada em uma região mais arborizada fora do perímetro urbano, a máxima atingiu 37,6°C, a maior desde que a estação foi aberta em julho deste ano. O recorde anterior na estação do INMET era de 37,5°C no dia 11 deste mês.
Em Cacoal, a estação automática do INMET também registrou máxima muito elevada. Fez 37,5°C às 14 horas (local), igualando a marca do dia 6 deste mês de maior temperatura nesta estação. Na estação da SEDAM, próxima ao aeroporto local, a máxima atingiu 37,8°C. O recorde nesta estação é de 38°C no dia 11 de agosto.
Na cidade de Ji-Paraná fez calor de 37,5°C na estação do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) instalada próxima ao aeroporto José Coleto. Na área urbana da cidade, a máxima chegou a 37,7°C não quebrando o recorde de 38,2°C do dia 11 deste mês.
Em Vilhena, dados de METAR do aeroporto Brigadeiro Camarão indicaram máxima de 33°C às 15 horas (local). O recorde anual de temperatura máxima em Vilhena é do dia 11 de agosto, com 34,0°C.
Em Porto Velho, dados de METAR do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira acusaram 35°C no inicio da tarde. O recorde anual é de 36°C nos dias 19, 20 e 29 de julho e 10, 11, 14 e 16 de agosto. Na estação automática do INMET, instalada na Zona Sul da capital, a máxima foi de 36,6°C às 15 horas (local), não muito distante do recorde anual de 37,0°C registrado no dia 16 de agosto.
Umidade - Outro fator que vem preocupando as autoridades principalmente as de saúde - e servindo de alerta por parte da SEDEC (Secretaria Nacional de Defesa Civil) é a baixa umidade relativa do ar, principalmente nos horários mais quentes do dia entre 14 e 16 horas. A região mais seca de Rondônia atualmente é a de Cacoal, que chegou a registrar índice mínimo de umidade de apenas 17% nos dias 15 e 16 de agosto, valor considerado como Estado de Alerta pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Nesta terça-feira, a umidade permaneceu critica em Cacoal, com apenas 19% na estação do INMET.
Em Ariquemes, o menor índice é do dia 15 deste mês, com apenas 20%, o que também deixa a cidade em Estado de Alerta. Nas últimas 24 horas, a umidade mínima na cidade foi de 25%, um pouco menos prejudicial, considerada como Estado de Atenção, mas ainda assim perigosa à saúde humana.
Em Ji-Paraná, o menor índice de umidade em 2008 é do dia 11 deste mês, com apenas 18%. Nesta terça-feira, a umidade mínima chegou a 21%.
Na cidade de Vilhena, dados de METAR indicaram 26% de umidade às 15 horas (local). O menor valor observado em 2008 é de 23% no dia 15 de julho.
Já em Porto Velho, o menor índice de umidade ainda pertence ao dia 25 de julho, quando foi observado apenas 21% na estação do INMET. Nesta terça-feira, a umidade chegou a 30%, que aliada a forte poluição ocasionada pelas queimadas, gerou grande desconforto na população.
Poluição - Por falar em fumaça, pelo terceiro dia consecutivo, o aeroporto da capital de Rondônia teve visibilidade horizontal interior a 2000 metros no período da manhã e tarde. Algumas concessionárias aéreas temem pela piora na qualidade do ar e o cancelamento de vôos.
Dados: REDEMET INMET SEDAM SIVAM
Fonte: De olho no tempo
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d