Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia trabalha com a política de preservação ambiental na agricultura familiar


Dentro da Política Estadual de Educação Ambiental, que norteia as ações de incentivo e fomento aos programas socioambientais em Rondônia, a Secretaria de Estado da Educação Ambiental (Sedam) trabalha com a elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (PEAAF), tendo como foco o descarte correto de embalagens de agrotóxicos pelos agricultores e a utilização de técnicas sustentáveis. A coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maria do Rosário, explicou que as discussões foram iniciadas em 2011 com o Ministério do Meio Ambiente, culminando com uma oficina em 2015 para a formulação do programa com a participação de instituições públicas municipais, estaduais, federais, organizações não governamentais e a sociedade civil organizada.

Gente de Opinião

Embalagens acondicionadas em local adequado para descarte final

Nos últimos dois anos (2016 e 2017) as atividades seguiram com reuniões para nivelamento das informações das atividades realizadas pelas instituições participantes para que a formulação do programa ocorra de forma coesa para atender às necessidades do público alvo. “O principal objetivo é que o programa aglutine forças e expertises para a otimização de recursos financeiros e humanos e atenda às necessidades dos agricultores familiares”, reforçou.

A proposta do programa é buscar a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural, por meio de ações educativas, com vistas à adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais.

Este programa, segundo Maria do Rosário, é fruto da reivindicação dos movimentos de agricultores e agricultoras familiares realizada no Grito da Terra 2009 e outras manifestações que apontaram a fragilidade da Educação Ambiental no contexto rural. Desde então, sua elaboração e aperfeiçoamento têm sido realizados de forma contínua e participativa, por meio do diálogo com sujeitos sociais atuantes no setor. “O PEAAF é a materialização da contribuição da Política Nacional de Educação Ambiental a essa demanda socioambiental, e vem a colaborar com um conjunto de ações que os governos federal e estadual têm implementado para melhorar a qualidade de vida no campo”, detalhou a coordenadora.

Para a implementação do programa nos municípios, Maria do Rosário revelou que, além da oficina, busca-se informações sobre as ações de orientações ao produtor rural promovidas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Apoio Técnico e Extensão Rural (Emater-RO), bem como, junto à Superintendência Estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “O foco é tornar o resultado dessas ações um instrumento de proteção ao meio ambiente; de contribuição ao desenvolvimento rural sustentável; de apoio à regularização ambiental das propriedades rurais, no âmbito da agricultura familiar; de fomento aos processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social; além de promover a agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis”, ressaltou.


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)