Sexta-feira, 11 de novembro de 2016 - 18h59
Técnicos do Sebrae de Rondônia apresentaram na quinta-feira (10), na sede nacional da instituição em Brasília, ao governador Confúcio Moura, ao vice Daniel Pereira, ao presidente da Federação das Industrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Tomé e ao superintendente de Desenvolvimento do Estado (Suder), Basílio Rodrigues, o programa LeiteRO que será lançado em janeiro com o propósito de alavancar a qualidade e a produção leiteira no Estado.
O programa terá um custo de aproximadamente R$ 28 milhões para ser executado em 60 meses e terá investimento em tecnologia com a proposta de fortalecer a cadeia produtiva, a gestão da qualidade, focando no aperfeiçoamento profissional e gerencial dos produtores, visando a ampliação e acesso a novos mercados de forma sustentável.
Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Urupá, Cacoal, Governador Jorge Teixeira, Espigão do Oeste, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura e Machadinho do Oeste, são os municípios que abrangem o programa, que terá a parceria de técnicos da Emater, Sebrae, Senar, Seagri, Fiero, Unir, Ifro, Fetagro, laticínios, produtores rurais e prefeituras.
Na apresentação do LeiteRO, o diretor técnico do Sebrae, Samuel Silva, destacou que o programa irá fazer diferença em desenvolvimento da cadeia produtiva por meio do desenvolvimento da gestão dos produtores e vai levar inovação e tecnologia para que Rondônia possa aumentar a sua produtividade.
O governador Confúcio Moura enfatizou que Rondônia, infelizmente, ainda produz pouco leite. Segundo ele, cerca de 60% os lacticínios do Estado está com a capacidade ociosa. “Isso pra nos não é bom. Se nos queremos industria, como é que vou atrair mais laticínios para Rondônia se nossos laticínios existentes, e muito bem equipados, estão sem a matéria prima”, explicou.
O vice-governador elogiou a palestra e destacou que o grande desafio para o Estado é industrializar, e o setor de laticínio já está, basta agora fomentar a produção. “O projeto vem ao encontro dessa necessidade, e não é nada que a gente não consiga atender, uma vez que é só otimizar aquilo, as próprias áreas que já estamos produzindo”, disse Daniel Pereira.
Participaram ainda da apresentação, os gerentes titular e adjunto da unidade de atendimento setorial agronegócios do Sebrae Nacional, Augusto Togni de Almeida e Gustavo Reis, respectivamente; o superintendente do Sebrae-RO, Valdemar Camata; o Analista técnico do Sebrae-RO; João Machado; o diretor Administrativo Financeiro do Sebrae Rondônia, Carlos Berti; a superintende de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel; e a coordenadora de aquicultura e pesca do Sebrae Nacional, Newman Costa.
Leia mais:
Plano Estadual e Revitalização do Leite prevê fortalecimento da cadeia produtiva em Rondônia
Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia
Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil
Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst
Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça
Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança
O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i