Terça-feira, 27 de março de 2018 - 10h02
Para os gestores de pequenos negócios, a sustentabilidade deve estar baseada em conhecimento e experiência na área de atuação, com iniciativa, flexibilidade e curiosidade para implantar inovações. O Sebrae em Rondônia trabalha com práticas sustentáveis, de forma a torná-las acessíveis aos pequenos negócios de maneira econômica e simples.
Para uma empresa se tornar sustentável, basta adotar medidas para que se mantenha e permaneça no mercado. Essa tem sido a orientação dos consultores e analistas do Sebrae aos empresários; mas a responsabilidade doravante é bem maior. Agora, o modo como se procede deve ser apresentado periodicamente aos executivos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Isso porque, a partir de 20 de março de 2018, o Sebrae em Rondônia passa a aderir ao programa Pacto Global, a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo, com milhares de participantes na área de negócios e outras partes interessadas da sociedade civil, do trabalho e do governo, localizados em 160 países.
O pacto oferece várias oportunidades de aprendizado e engajamento aos signatários. São mais de 80 redes nacionais e regionais nas quais os problemas e atividades são conduzidos a nível local. O Sebrae vai poder utilizar ferramentas práticas e documentos de orientação sobre os princípios e outras questões prioritárias. Nos eventos, os participantes podem trocar experiências, participar da resolução de problemas e conhecer organizações com ideias afins para projetos de parceria.
Em carta enviada à diretoria do Sebrae/RO, a presidente e diretora-executiva do Pacto Global da ONU, a dinamarquesa Lise Kingo, enfatizou a importância das empresas para um crescimento global mais inclusivo e com menos desigualdade: “Vamos explorar como tornar o crescimento mais inclusivo, gerando prosperidade geral e atacando a desigualdade de renda. O mundo tem os recursos financeiros de que precisamos para melhorar a vida dos mais vulneráveis, além de criar mercados financeiros mais estáveis e mais resilientes.”
Kingo, que já foi executiva de uma multinacional, saiu do setor privado e agora tem uma missão de dedicação plena na abrangência das ações da ONU: implantar dez princípios globais para combater a pobreza, a desigualdade e as mudanças climáticas. Esses dez princípios compreendem objetivos de desenvolvimento sustentável.
O programa atua em conjunto com empresas, instituições e governos – e o Sebrae em Rondônia agora faz parte desse conjunto de organizações, cujo compromisso é promover a agricultura sustentável, a saúde e bem-estar, a igualdade de gênero, a energia limpa, a inovação e infraestrutura, o consumo e produção sustentáveis, entre outros. O Sebrae tem trabalhado com desenvolvimento regional baseando-se em seus vários anos de atividades em desenvolvimento local, integrado e sustentável. Essa expertise foi uma das habilidades que tornou possível sua inserção no pacto, que representa mais um desafio a ser encarado, sempre com o fim de apoiar os pequenos negócios.
Para saber mais, envie mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130-5656 ou fale com a Central de Atendimento no 0800 570 0800.
Fonte: Mário Antônio Veronese
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A
Deputada Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação N.º 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Consc
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo a
Deputada Cristiane Lopes prestigia os 49 anos da Polícia Militar de Rondônia
A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) celebrou na última segunda-feira de novembro (25) seu 49º aniversário, em uma solenidade realizada na