Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

Objetivo é tornar a gestão pública mais eficiente, dando atenção especial aos mais necessitados


Léo Moraes agradeceu aos vereadores pela aprovação da nova estrutura organizacional do Município - Gente de Opinião
Léo Moraes agradeceu aos vereadores pela aprovação da nova estrutura organizacional do Município

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trânsito, destacou, na segunda-feira (6), o cumprimento de duas importantes promessas de campanha logo nos primeiros atos de sua gestão: a Secretaria de Inclusão e Assistência Social e a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade.

“É preciso modernizar e dinamizar a gestão pública para que os resultados cheguem mais rápido aos munícipes. Porém, é necessário fazer tudo isso tendo um olhar de cuidado pelas pessoas, pensando nos mais vulneráveis e na proteção da vida de todos”, destacou o prefeito, que também enalteceu a postura da Câmara Municipal ao aprovar a matéria.

SEGURANÇA

Sobre a Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade, Léo Moraes disse que ela tem como uma de suas funções a gestão da inteligência de trânsito, integrada à área de transporte, que faz parte da Infraestrutura da cidade. Compete a ela, planejar e supervisionar a criação da Guarda Civil Municipal, com foco na utilização de inteligência e no apoio à segurança pública proporcionada pelo Estado de Rondônia.

A ideia é que, através do uso de dados e tecnologia, a Secretaria faça o monitoramento, em tempo real, da segurança e do sistema de transporte, com foco em otimizar o fluxo viário, o transporte público e a acessibilidade de todos.

Ela também será responsável pela supervisão de projetos de engenharia de mobilidade, visando promover a integração entre diferentes modais de transporte. Outra atribuição, será coordenar ações de inteligência para identificar e solucionar possíveis gargalos e incidentes no trânsito, com o objetivo de minimizar os impactos negativos.

A Semtran passa a ser Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade, cuidando da também da criação da Guarda MunicipalA Semtran passa a ser Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade, cuidando da também da criação da Guarda Municipal

Outro ponto importante, é que a pasta atuará em colaboração com a Gestão por Resultado e com a Secretaria de Infraestrutura, na elaboração de relatórios e indicadores de desempenho viário, de forma a assegurar mais transparência nas políticas de mobilidade.

“Trata-se de um esforço intenso para transformar Porto Velho em um modelo de mobilidade urbana eficiente, sustentável e inovador, alinhado ao desenvolvimento urbano e à promoção da segurança e bem-estar dos cidadãos, entre outras atribuições”, completou o prefeito.

INCLUSÃO

O principal objetivo da Secretaria de Inclusão e Assistência Social é estreitar a relação com a sociedade, de maneira especial com as minorias e as associações, cujas atividades estão voltadas para o cunho social, ou seja, abraçar os que mais precisam de ajuda do poder público.

Com isso, a Prefeitura vai centralizar, em um único órgão, as atribuições voltadas para ações afirmativas e inclusivas, além de elaborar e executar políticas públicas direcionadas à população em situação de vulnerabilidade, como por exemplo, as pessoas de baixa renda.

A gestão do prefeito Léo Moraes, por meio da Secretaria de Inclusão e Assistência Social, quer garantir maior efetividade na promoção dos direitos das mulheres, idosos, jovens e pessoas com deficiência.

“Queremos, desta forma, promover a igualdade racial, combater a homofobia e assegurar o acesso equitativo a oportunidades para essas pessoas”, pontuou.

OUTRAS ATRIBUIÇÕES

-Gerenciar o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e demais recursos orçamentários destinados à Assistência Social, assegurando a sua plena utilização e eficiente operacionalidade;
-Fortalecer os Conselhos Tutelares para o exercício da função;
-Implantar políticas voltadas para o público-alvo da educação especial, aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação;
-Garantir a Educação especial na perspectiva da educação inclusiva;
-Políticas e diretrizes destinadas à promoção da igualdade racial e étnica;
-Combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e intolerância;
-Políticas para as mulheres;
-Políticas de enfrentamento às desigualdades no mundo do trabalho, entre outras.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Meio Ambiente retoma atividades e aprova requerimento para debater zoneamento e sustentabilidade

Comissão de Meio Ambiente retoma atividades e aprova requerimento para debater zoneamento e sustentabilidade

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou as atividades nesta terça-feira (25)

Cristiane Lopes destina 1 milhão e 800 mil para Itapuã do Oeste e reforça compromisso com o município

Cristiane Lopes destina 1 milhão e 800 mil para Itapuã do Oeste e reforça compromisso com o município

Durante as comemorações dos 33 anos de emancipação de Itapuã do Oeste, a deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de 1,8 milhão em eme

Presidente da Alero Alex Redano solicita contratação de neuropediatra para o CER de Ji-Paraná

Presidente da Alero Alex Redano solicita contratação de neuropediatra para o CER de Ji-Paraná

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), Alex Redano (Republicanos), apresentou uma indicação ao Poder Execut

Vereador Everaldo Fogaça quer saber quem são os grandes devedores do município de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça quer saber quem são os grandes devedores do município de Porto Velho

Uma importante iniciativa foi aprovada na Câmara Municipal de Porto Velho, graças ao empenho do vereador Everaldo Fogaça (PSD). O requerimento nº

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)