Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sedam descentraliza gestão ambiental para Machadinho


Machadinho D’ Oeste é o sexto município que recebe as atribuições para o licenciamento dos empreendimentos de baixo impacto ambiental. O primeiro foi Ariquemes, depois Porto Velho, Urupá, Vilhena e Nova Brasilândia.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues da Silva assinou nesta segunda-feira (19) com o prefeito de Machadinho D’Oeste, Mario Alves da Costa o Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de implementar as ações da descentralização das atividades de baixo impacto ambiental. O Termo de Cooperação foi assinado às 16h, no gabinete da Sedam, em Porto Velho.

Conforme explicou a titular da Sedam, Nanci Rodrigues constitui o objeto do convênio a execução, pelo município de Machadinho, do licenciamento ambiental e fiscalização de atividades e empreendimentos de interesse e impactos locais diretos, bem como a correlata cooperação técnica e administrativa entre os partícipes. “São atividades com impacto ambiental local direto aquelas capazes de gerar poluição ou degradação do meio ambiente, desde que não ultrapassem os limites territoriais do município”, disse.

De acordo com o Termo de Cooperação, as obrigações do Estado, mediante atuação da SEDAM – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental são as seguintes: incentivar e promover a adesão do município ao processo de descentralização do licenciamento ambiental; acompanhar a descentralização do licenciamento ambiental, principalmente no que concerne à gestão da informação sobre o processo decisório do uso dos recursos ambientais; e repassar todas as informações necessárias para transferência dos processos de licenciamento.

Já a SEMMA/Prefeitura de Machadinho terá que proceder o licenciamento ambiental e a fiscalização das atividades de interesse e impacto ambiental local, atendendo rigorosamente ao previsto na legislação ambiental; analisar os documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e realizar vistorias técnicas, quando necessárias, observando a legislação que rege o licenciamento ambiental no Estado de Rondônia.

Para o prefeito Mário Alves da Costa, a descentralização vai facilitar o licenciamento dos empreendimentos rurais e urbanos; a gestão ambiental vai também facilitar a vida de inúmeros empreendedores, principalmente na questão da agilidade dos processos.

Antes da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, conforme explicou o assessor da Sedam, Paulo Francisco Galvão, foi realizado um curso de capacitação para os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca. “Fizemos a capacitação dos técnicos, de forma que o município está apto a receber as novas atribuições ambientais” disse Paulo Galvão.

Fonte: Marilza Rocha
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)