Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 - 10h37
O deputado Cirone Deiró tem se destacado
na luta por maior transparência no processo de concessão da BR-364/RO, rodovia
estratégica que conecta seis estados brasileiros e é fundamental para o
escoamento da produção agropecuária pelo Norte do país. Conhecida como Rota do
Agro Norte, a rodovia será leiloada na próxima quinta-feira (27), na Bolsa de
Valores de São Paulo, mas o parlamentar alerta que as condições da concessão
não atendem às principais reivindicações dos rondonienses, especialmente a
duplicação da via.
Pedágios
e falta de investimentos preocupam usuários
De acordo com Cirone, a implementação de
sete praças de pedágio ao longo da BR-364, com uma média de uma a cada 100
quilômetros, será um dos principais impactos negativos da privatização. O
deputado calcula que um motorista de carreta de até nove eixos que saia de
Vilhena com destino a Porto Velho terá um gasto extra de aproximadamente R$ 2
mil em uma viagem de ida e volta. "Esse valor não condiz com a falta de
investimentos na rodovia. A duplicação, que sempre foi a principal demanda dos
rondonienses, não está sendo priorizada," denuncia.
A BR-364 é uma das rodovias mais
importantes do país, ligando São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso,
Rondônia e Acre, e facilitando a exportação da produção agropecuária pelo Norte
do Brasil. No entanto, Cirone avalia que os benefícios da concessão não serão
sentidos pelos rondonienses. "A duplicação de apenas 113 quilômetros e a
construção de 200 quilômetros de faixas adicionais não vão resolver os
problemas crônicos da rodovia, como o alto número de acidentes," alertou.
Qualidade
do serviço e transparência em xeque
Outro ponto de preocupação destacado
pelo deputado é a falta de garantias sobre a manutenção da qualidade do serviço
após a concessão que será de 30 anos. "Embora o modelo tarifário tenha
como objetivo apoiar melhorias operacionais, não há garantias de que essas
melhorias serão implementadas de forma eficaz e em tempo hábil. Os usuários
podem continuar enfrentando trechos mal conservados e uma experiência de viagem
ruim," afirmou.
Cirone também chama a atenção para o
fato de que as primeiras obras a serem realizadas serão justamente as praças de
pedágio, e não melhorias significativas na infraestrutura da rodovia.
"Vamos continuar tendo uma rodovia com os mesmos problemas, a única
diferença será que a cada 100 quilômetros vamos ter que pagar o custo do
pedágio," crítica.
O parlamentar reforça que a luta dos
rondonienses sempre foi pela duplicação da BR-364, uma reivindicação antiga de
motoristas e empresas de transporte. Segundo ele, inicialmente, a proposta de
privatização foi justificada pela necessidade de duplicação. "A concessão
que está sendo realizada pelo Governo Federal não atende a essa demanda.
Precisamos de mais transparência e de um modelo que realmente beneficie a
população e o setor produtivo de Rondônia," concluiu.
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